MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Cacique é preso por arrendar terra de reserva em Manoel Ribas

Policiais federais lotados em Guarapuava realizaram, na tarde de quarta-feira (13), a Operação Forte Apache 2, para o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal em Guarapuava e pe

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2012, 13:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Policiais federais lotados em Guarapuava realizaram, na tarde de quarta-feira (13), a Operação Forte Apache 2, para o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal em Guarapuava e pela Justiça Estadual em Manoel Ribas.

Todas as buscas, que visam essencialmente à apreensão de documentos que reforcem as provas já obtidas, estão sendo realizadas no município de Manoel Ribas, inclusive na casa, que fica na Reserva Indígena, do vereador e cacique de Manoel Ribas, Dirceu Retanh Pereira Santiago, que também é Vice-Presidente do Conselho dos Caciques Indígenas da região de Guarapuava.

O vereador foi preso por uma equipe da Polícia Federal em outra reserva indígena - de Mangueirinha -, após uma reunião que contou com a presença de representantes da Funai, e de caciques e vice-caciques de oito aldeias da região, que na ocasião o elegeram presidente do Conselho dos Caciques.

O cacique é investigado principalmente pelo arrendamento ilegal de terras indígenas que vem fazendo desde o ano de 2005, que é proibido pelo art. 18 e §1º da Lei 6.001/73, e que resulta nas penas do art. 2º caput e §1º da Lei n. 8.176/91. Outros crimes como os de ameaça, constrangimento ilegal, corrupção, apropriação indébita, bando armado, posse e porte ilegal de armas de fogo, crime ambiental e eleitoral são investigados.

Testemunhas apontam também que referido cacique está por trás da destituição de vários caciques da região para nomeação de outros de sua confiança, inclusive o episódio ocorrido na Reserva Indígena de Ortigueira, na madrugada de 4 de setembro, onde houve o assassinato de dois índios, muitos outros feridos, além de roubo, incêndio e expulsão do cacique local.

O cacique Dirceu Retanh Pereira Santiago foi levado para a Superintendência da Polícia Federal do Paraná, onde está à disposição da Justiça.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Cacique é preso por arrendar terra de reserva em Manoel Ribas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!