Região

Arapongas abre inscrições para concurso

Da Redação ·
 Arapongas abre inscrições para concurso público
fonte: Divulgação
Arapongas abre inscrições para concurso público

A Prefeitura de Arapongas abre nesta quinta-feira, 25, mais um processo de inscrição para um novo concurso público para preenchimento de mais de 500 vagas de cargos e funções em vários setores da administração em nível superior, médio e fundamental. Conforme o Edital 026/10, que já foi publicado na imprensa e encontra-se a disposição no site da Prefeitura, as inscrições iniciam no dia 25 de março e se encerram às 20 horas do dia 18 de abril. Elas podem ser feitas através do site www.exatuspr.com.br ou na Usina do Conhecimento, situada na Rua Arataiaçu s/n no horário das 09h às 11h30 e das 13h às 17 h de segunda a sexta-feira. Os valores das taxas de inscrições variam entre R$32,00 para cargos de nível fundamental a R$ 86,50, para nível superior. Conforme a Comissão Especial de Concurso Público, as datas e locais das provas serão divulgadas assim que se encerrar o processo de inscrições.

continua após publicidade

Conforme o prefeito Beto Pugliese, este já é o quarto concurso organizado desde seu primeiro mandato. O primeiro aconteceu em 2005 para provimento de vagas em geral. Depois em 2008 foi organizado outro concurso para preenchimento do efetivo da Guarda Municipal e no ano passado foi realizado o concurso público para emprego público para o PSF. Ainda segundo o prefeito, o concurso para preenchimento de vagas, além de representar uma opção para a melhoria da qualidade dos serviços públicos é uma das formas mais democráticas para seleção de pessoas interessadas em ingressar na carreira pública. “Basta prestar o concurso e os que tiverem melhor pontuação e conseqüentemente as melhores classificações dentro da quantidade de vagas oferecidas serão os detentores dos cargos“, disse o prefeito. Ele também destaca a necessidade de obedecer o requisito constitucional do concurso público para preenchimento de cargos e empregos na administração pública. “Temos um discernimento assentado a respeito da exigência de concurso público para investidura em cargos ou empregos públicos e temos feito o possível para nos enquadrarmos a esta determinação, por entendermos que o ingresso no serviço público através de concurso é extremamente benéfico para o conjunto da sociedade“, ressaltou. Ele também destaca que todo processo para elaboração dos concursos públicos promovidos pela prefeitura vem sendo feito de maneira idônea e com transparência, prevalecendo sempre o valor ético fundamentado na justiça como igualdade de todos, sentido de cidadania, valor do estudo e do esforço, para que se chegue a um serviço público de qualidade como direito social. Segundo informações do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, atualmente o município conta com 2.373 servidores, sendo 2.022 efetivados e 351 comissionados.

Principais etapas que compõem um concurso público:

continua após publicidade

1. Os órgãos e entidades públicas efetuam o levantamento da carência de funcionários públicos, encaminhando solicitação para realização de novo concurso para o órgão competente, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal. Na área federal, tal órgão é o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

2. Após a análise da solicitação, que passa pela previsão nos orçamentos públicos das novas contratações, poderá ser expedida autorização para realização do concurso público, cabendo ao órgão ou entidade solicitante, em prazo determinado na Portaria de autorização, contratar uma entidade para realizar o concurso, seguindo-se a publicação do edital e demais passos descritos nos próximos itens.

3. O Poder Público publica, no Diário Oficial, o edital do concurso, que é o documento em que estão contidas todas as regras do concurso, tais como: prazo para inscrição, valor da inscrição, quantidade de vagas, valor da remuneração que o candidato aprovado irá receber, matérias que serão exigidas na(s) prova(s), notas mínimas para aprovação, critérios de desempate entre os candidatos, as funções que serão desempenhadas pelos candidatos aprovados, os locais em que os candidatos aprovados irão desempenhar suas funções etc.

continua após publicidade

4. O candidato efetua sua inscrição no concurso, conforme as regras trazidas pelo edital.

5. O candidato realiza a(s) prova(s) do concurso, sendo essa(s) prova(s), normalmente, em forma de testes de múltipla escolha. Em alguns concursos existe, ainda, uma segunda etapa, que se constitui no chamado Curso ou Programa de Formação, na qual o candidato é convocado a freqüentar um curso oferecido pelo órgão ou pela entidade que está realizando o concurso e tem seus conhecimentos referentes ao conteúdo de tal curso testados, devendo obter uma nota mínima para sua aprovação.

6. O candidato será aprovado se conseguir obter as notas mínimas exigidas pelo edital em cada matéria (e se obtiver aprovação no Curso ou Programa de Formação, caso prevista tal etapa no edital) e uma colocação dentro do número.