Região

Novo Itacolomi comemora aniversário

Da Redação ·
Novo Itacolomi comemora aniversário
fonte: Delair Garcia
Novo Itacolomi comemora aniversário

Novo Itacolomi completou no dia 28 de setembro  22 anos de emancipação política e administrativa. Município foi criado pela Lei Estadual nº 9.387, de 28 de setembro de 1990, desmembrando-se de Cambira. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1993.

Com 2.822 habitantes e 2.487 eleitores, Novo Itacolomi é um dos menores municípios do Vale do Ivaí, porém tem registrado um bom desenvolvimento econômico nos últimos anos. Hoje, sua economia está concentrada na produção de banana e criação de frango de corte e pequenas empresas de confecções.

Município tem neste ano uma área plantada de 400 hectares de banana, com uma produção estimada em 480 toneladas. A banana de Novo Itacolomi abastece a merenda escolar de 150 escolas das regiões de Apucarana e Londrina.
Quanto ao frango, a localidade tem em torno de 140 granjas, com 1,4 milhão de aves alojadas durante o ano. O frango é responsável por 70% do Valor Bruto da Produção (VBP) do município.

Segundo o prefeito Moacir Andreola (PMDB), a cidade tem sido destaque em nível estadual também em outros setores, como na educação e na saúde. Na avaliação do MEC, por exemplo, Novo Itacolomi ficou em 1º lugar no Núcleo Regional da Educação de Apucarana pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com pontuação de 5.2, e em segundo lugar no Paraná, perdendo apenas para Maripá, com 5.4. A média geral do Brasil foi de 4.1 e a do Paraná 4.0.

O programa de Saúde Mental de Novo Itacolomi é considerado pelo Ministério da Saúde um dos melhores do Brasil. Tanto que a equipe local tem sido convidada para apresentar suas experiências de trabalho em congressos do Paraná e de outros estados.

continua após publicidade