Região

Conquistas da Educação no Pr são reconhecidas por professores

Da Redação ·
Na foto os homenageados recebem placas de agradecimento
fonte: Everson Bressan-AEN
Na foto os homenageados recebem placas de agradecimento

As conquistas da Educação do Paraná nos últimos sete anos foram lembradas por representantes da comunidade escolar durante jantar na noite de segunda-feira (22) em homenagem ao governador Roberto Requião e ao vice-governador Orlando Pessuti. O evento, realizado reuniu cerca de 2.000 pessoas. “Minha passagem por este governo teria sido incompleta e ele não terminasse com o apoio dos professores”, disse o governador.

continua após publicidade

Emocionado, Requião lembrou que as conquistas que hoje colocam a educação pública do Paraná como referência para o Brasil foram obtidas passo a passo. “O nosso compromisso com a educação se enraiza no compromisso que temos com a nossa própria formação. Apresentamos uma proposta sólida de mudanças e agora vamos transformar nossos programas de governo em programas de Estado”, enfatizou.

continua após publicidade

O vice-governador Orlando Pessuti lembrou que hoje, em vez de 25%, 30% do orçamento são destinados à Educação, o que representou um acréscimo de R$ 1 bilhão para a área. “Nós seguimos nessa caminhada que se iniciou na campanha de 2002, quando recebemos o apoio daqueles que desejavam mudanças para essa educação que era tão sofrida e vinha sendo machucada por governos anteriores”, disse.

“É uma honra participar deste governo que unificou o discurso com o dos professores e funcionários e proporciona condições de ser oferecida uma educação de qualidade, que tem o reconhecimento nacional”, salientou a secretária da Educação Yvelise Arco-Verde.

continua após publicidade

Ela lembrou da participação fundamental do ex-secretário Maurício Requião na concepção e implementação das políticas educacionais. “Foram 100 anos de luta para assegurar o acesso, a permanência e a qualidade do ensino. Os investimentos deste governo resgataram a autoestima dos profissionais da educação”, disse.

continua após publicidade

CONQUISTAS – Os ideais de Requião e Pessuti das campanhas eleitorais ganharam contornos concretos, transformaram-se em programas de governo e vêm sendo executados ao longo desses sete anos, inicialmente sob a coordenação do ex-secretário Maurício Requião e, atualmente, com a secretária Yvelise Arco-Verde .

continua após publicidade

Os profissionais da educação - professores e funcionários de escolas - desvalorizados por outros governos, passaram a sentir-se fortalecidos, pois agora podem progredir na profissão por meio do Plano de Carreira. O professor ganhou o PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional, que serve de estímulo para o professor desenvolver projetos na escola onde trabalha. Com Requião e Pessuti, os funcionários de escolas ganharam estabilidade, pois em 2005 pela primeira vez foi realizado concurso para estes profissionais.

Desde 2003, mais de 750 milhões foram investidos na construção, reparos, reformas, ampliações e manutenção de escolas nos 32 núcleos regionais de educação, incluindo o fundo rotativo. Até 2008, foram construídas 452 quadras esportivas cobertas. Em 2009, a Secretaria de Estado da Educação iniciou a construção de mais 183 quadras.

HOMENAGENS - O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli também enfatizou os reflexos dos programas de governo na atuação dos profissionais da educação. “A educação é uma força na organização da sociedade paranaense. Nós vimos como mudou o vigor do educador na medida em que obteve o reconhecimento por parte do governo”, destacou. Romanelli falou em nome dos deputados Antonio Anibeli, Beth Pavim, Kleiton Crisóstomo, Péricles de Oliveira e Jonas Guimarães, que também participaram do evento.

Também homenagearam Requião e Pessuti o presidente do Conselho Estadual da Educação, Romeu Gomes de Miranda; o presidente da Undime nacional – União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, Carlos Eduardo Sanchez, a representante dos 32 chefes de Núcleo Regional da Educação, Siloé Lourdes Costa; o representante dos professores paranaenses José Belotti; e, em nome dos diretores das escolas, falou Lauro Toassi.