Região

Sem-terra ocupam sede da Conab, em Rolândia, no norte do Paraná

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Sem-terra ocupam sede da Conab, em Rolândia, no norte do Paraná
fonte:
Sem-terra ocupam sede da Conab, em Rolândia, no norte do Paraná

Um grupo de agricultores sem-terra, ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), ocupou, nesta terça-feira (3), a sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Rolândia, no norte do Paraná.

As famílias vieram das cidades de Primeiro de Maio, Marilândia do Sul e Alvorada do Sul. Não houve violência ou confronto durante a ocupação.

Os sem-terra querem que a distribuição de alimentos às famílias que ocuparam o local seja retomada. De acordo com a Conab, a compra das cestas pelo governo federal foi adiada em 2012. Isso fez com que o estoque de alimentos para serem distribuídos ficasse praticamente zerado. Desde março, cinco mil famílias estão sem receber os alimentos, no Paraná.

Além disso, o grupo pede que o governo agilize a reforma agrária e quer que o governo distribua lonas para os barracos onde eles residem. “Nós estamos vivendo de ajuda entre os companheiros, porque as nossas áreas se encontram improdutivas e nós não podemos trabalhar em cima”, diz o coordenador da Contag, Josmar Choptian. Segundo ele, as famílias aguardam as ordens de desapropriação para poderem trabalhar.

O grupo promete ficar na sede da Conab enquanto durarem as negociações. “Nós já fechamos as portas aqui [da Conab] e vamos passar a noite”, diz Josmar.

A Conab informou que já entrou em contato com a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para dar continuidade às negociações com o grupo. O G1 entrou em contato com a assessoria do Incra, em Curitiba, na tarde desta terça-feira, mas ninguém foi encontrado.

continua após publicidade