Região

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa neste sábado

Da Redação ·
Campanha de vacinação contra a poliomielite começa neste sábado
fonte: TNONLINE
Campanha de vacinação contra a poliomielite começa neste sábado

Hoje (16) ocorre no Vale do Ivaí o lançamento da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A meta dos municípios da região é imunizar, no mínimo, 95% do público alvo.

continua após publicidade

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do Estado, das 8 às 17 horas, e em unidades volantes (mercados, praças, shoppings) estruturadas pelos municípios. Este ano, por decisão do Ministério da Saúde, pela primeira vez as duas doses da gotinha serão ofertadas em apenas uma etapa. A campanha se estende até o dia 16 de julho.

Em 2011 os índices de vacinação atingiram 102% na primeira etapa e 100% na segunda etapa. Devido às campanhas de vacinação realizadas desde a década de 80, a poliomielite foi erradicada no Brasil. No entanto, ainda há registros da doença em países da África e da Ásia. “Precisamos da cobertura da vacinação para cumprir o compromisso de manter a erradicação da doença”, ressalta o superintendente de vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

continua após publicidade

A vacina contra a pólio é segura. Ela se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde para avaliar se devem ou não receber a vacina. Crianças com febre acima de 38º, ou com alguma infecção, também devem ser avaliadas por um médico.

PREVENÇÃO - Não existe tratamento para a pólio. Somente a prevenção, por meio da vacina, garante a imunidade. No Paraná, o último caso de paralisia infantil foi diagnosticado em 1986, na região metropolitana de Curitiba.