MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Safra do milho safrinha avança no Vale do Ivaí

O plantio de milho safrinha teve um avanço significativo, neste ano, nos 22 municípios que compõem o Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de Ivaiporã, região do Vale do Ivaí. A maioria dos agricultores, que a

Da Redação

·
 Safra do milho safrinha avança no Vale do Ivaí
Icone Camera Foto por Delair Garcia
Safra do milho safrinha avança no Vale do Ivaí
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.05.2012, 19:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:42:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O plantio de milho safrinha teve um avanço significativo, neste ano, nos 22 municípios que compõem o Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de Ivaiporã, região do Vale do Ivaí. A maioria dos agricultores, que antes cultivavam trigo nesta época do ano, decidiu abandonar a triticultura por falta de preços e agora está apostando no milho safrinha como alternativa de inverno.

continua após publicidade
Segundo o engenheiro agrônomo Sérgio Carlos Empinotti, responsável pelo Departamento de Economia Rural (Deral), do núcleo regional da Seab, o milho safrinha está ocupando neste ano uma área de 54.040 hectares, um aumento de 44%, em relação à safra anterior, que foi de 23.770. O montante já é superior à área de milho da safra de verão 2011/2012, que foi de 49 mil hectares.
De acordo com Empinotti, a área de trigo vem caindo a cada ano. Apenas de 2011 para cá a queda foi de 20%. Na safra passada foram plantados 82 mil hectares e, nesta, 65 mil hectares. Em 2011 foram colhidas 246 mil toneladas de trigo e a estimativa para este ano é de 195 mil toneladas.
Enquanto a área do milho safrinha cresce, a da safra de verão cai e dá espaço para a soja, grão que hoje está com o preço altíssimo e atraente para o agricultor. Na região de Ivaiporã. O milho das águas, como é conhecido, já teve uma área plantada de 100 mil hectares há uns cinco anos atrás e, hoje, não chega a 50 mil hectares, queda de 50%.
Já a soja registra neste ano uma área de 239.510 hectares, contra 230.500 no ano passado. A área só não cresceu de 2011 para 2012 porque os preços ainda estavam em baixa. Mas, segundo Empinotti, a tendência é a de que a próxima tenha um aumento de 20% no plantio.
Segundo Valdemir de Paula Barbosa, o Miro, gerente da unidade da Coamo em Ivaiporã, os agricultores filiados à cooperativa também têm deixado de lado o trigo e investido no milho safrinha. Não só por falta de preços, mas também para fazer a rotação de culturas e garantir palhada para o plantio das próximas safras de soja e milho de verão. Ele acredita que o aumento do milho safrinha, no entanto, deva ter chegado a 12%. A unidade da Coamo abrange os municípios de Ivaiporã, Arapuã, Ariranha do Ivaí e Jardim Alegre.
Nos 13 municípios do núcleo regional da Seab de Apucarana, a área de trigo caiu entre 12 e 15%, mas os produtores rurais também não investiram no milho safrinha, já que a região não tem tradição nesta cultura de inverno por causa do risco de geadas. Mesmo assim, o plantio de milho safrinha subiu de 15 mil para 20 mil hectares nesta safra, segundo o economista Paulo Franzini, do Deral.
Triticultura não dá retorno financeiro
Os agricultores apontam vários motivos para abandonar o trigo e investir no milho safrinha. Segundo eles, a cultura não tem preço condizente com os custos de produção. Soma-se a isso o fato de que a safra é de alto risco por causa de adversidades climáticas, tais como estiagem no desenvolvimento da lavoura, excesso de chuva na colheita ou possíveis geadas. Além disso, após a colheita do milho safrinha a palhada é usada para cobertura do solo visando o plantio da soja.
O família Mandato, do bairro Ouro Verde, em Ivaiporã, sempre plantou trigo na safra de inverno. Desta vez, os Mandato investiram no cultivo de 6,5 alqueires de milho safrinha. A lavoura é trabalhada pelos irmãos Ademar e Amarildo e pelo pai Giuseppe Mandato. “Sem preço bom e com um alto custo de produção, não dá mais pra gente ficar plantando trigo “, afirma o jovem Ademar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Safra do milho safrinha avança no Vale do Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!