MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Londrina: planejamento apresenta Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou, hoje (3), uma audiência pública para a apresentação das diretrizes que formarão a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2013. A solenidade realizada no a

Da Redação

·
 Londrina: planejamento apresenta Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013
Icone Camera Foto por Luiz Jacobs
Londrina: planejamento apresenta Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.04.2012, 09:57:00 Editado em 27.04.2020, 20:43:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou, hoje (3), uma audiência pública para a apresentação das diretrizes que formarão a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2013. A solenidade realizada no auditório da Infraero reuniu o secretário municipal da pasta competente, Edson Antonio de Souza, e secretários municipais.

continua após publicidade

Esta lei de diretrizes e metas ordena a elaboração e execução do orçamento para o exercício do ano seguinte. Ou seja, são instruções para a concretização do plano de governo para o ano seguinte. Exigência da lei de responsabilidade fiscal, a LDO orienta, assim, a elaboração e execução do orçamento fiscal, da seguridade social e de investimentos das empresas, estabelecendo metas e prioridades da administração pública.

De acordo com Edson Antonio de Souza, houve poucas inovações na Lei Orçamentária, em relação aos anos de 2011 e 2012. “A lei de diretriz, quando encaminhada à Câmara, basicamente não se repete, se compararmos aos anos anteriores, até porque os artigos são praticamente os mesmos. No entanto, o nosso objetivo é sempre elevar a receita do ano seguinte”, explicou.

continua após publicidade

Para o ano de 2013, a receita do município de Londrina será de aproximadamente de R$ 1,2 bilhão. “Isso significa um acréscimo na ordem de 11% em relação a 2012. Também, teremos a inflação prevista para esse período, além do crescimento vegetativo, por meio de novos empreendimentos imobiliários, novas empresa na cidade e o próprio crescimento da economia. A somatória destas variáveis chega a esse denominador, que está na média dos anos anteriores”, informou Souza.

O secretário também destacou quais serão as principais fontes de renda do município. “As fontes se mantêm as mesmas. A principal delas é o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), que ultrapassa o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Quanto às transferências constitucionais, a nossa principal fonte de receita é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)”, disse.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é um dos instrumentos de planejamento utilizado pela administração pública. A LDO é anual e deve ser encaminhada à Câmara até o dia 15 de abril. Posteriormente, os vereadores devem aprová-lo, até o encerramento da seção legislativa do primeiro semestre. Caso não aconteça, seções extraordinárias deverão ser convocadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Londrina: planejamento apresenta Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!