MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Arrastão retira 2,5 toneladas de lixo do Rio Ivaí

  Pescadores profissionais do Distrito de Porto Ubá, no município de Lidianópolis, concluíram no último final de semana os trabalhos de limpeza do Rio Ivaí, num trecho de 110 quilômetros entre a localidade de Balsa do Marolo, em Grandes Rios, à ponte

Da Redação

·
MOMENTO em que os pescadores encerravam os trabalhos de limpeza do Ivaí
Icone Camera Foto por Divulgação
MOMENTO em que os pescadores encerravam os trabalhos de limpeza do Ivaí
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.04.2012, 07:53:00 Editado em 27.04.2020, 20:43:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Pescadores profissionais do Distrito de Porto Ubá, no município de Lidianópolis, concluíram no último final de semana os trabalhos de limpeza do Rio Ivaí, num trecho de 110 quilômetros entre a localidade de Balsa do Marolo, em Grandes Rios, à ponte de São Pedro do Ivaí. O 7º Arrastão Ecológico teve a participação de cerca de 70 pessoas. Segundo o secretário da Associação dos Pescadores Profissionais de Porto Ubá, Marildo Oliveira, durante três dias a comitiva percorreu de barcos o Rio Ivaí. No total foram recolhidos 2,5 mil quilos de lixo.

continua após publicidade


Pelo menos 20% dos entulhos correspondem a embalagens de agrotóxicos despejados no manancial por agricultores da região. “Até um vasilhame cheio de veneno nós encontramos nas águas”, afirma Marildo, lamentando o descaso com que certos produtores rurais têm para com o rio, que ele considera “uma grande riqueza ecológica e um patrimônio público da região e do Paraná”. Também foi recolhido um grande volume de garrafas Peti, latas de cerveja e refrigerantes e redes armadas por pescadores amadores, além de ferro e peças de veículos que possivelmente tenham sido roubados e depenados por ladrões.
Durante o trajeto, a comitiva recebeu apoio das prefeituras de Lidianópolis, Borrazópolis, Ivaiporã, São Pedro do Ivaí e Lunardelli, além do Instituto Emater, os quais contribuíram com parte dos alimentos e veículos para transporte do lixo. “O trabalho de limpeza do Rio Ivaí foi concluído com sucesso, graças à união de todos”, comenta Marildo.


Quase todos os anos é realizado este arrastão de limpeza das águas do Ivaí. Além disso, os pescadores já fizeram a soltura de cerca de 10 milhões de alevinos no manancial, visando o repovoamento com espécies de peixes, e o plantio de 100 mil mudas de árvores nativas e frutíferas às suas margens.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Arrastão retira 2,5 toneladas de lixo do Rio Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!