Região

Hospital da Providência investe em prevenção de erros

Da Redação ·
Hospital da Providência investe em prevenção de erros
fonte: TNOnline
Hospital da Providência investe em prevenção de erros

O Hospital da Providência de Apucarana inaugurou ontem sua nova farmácia de dispensação, ou farmácia interna, com a implantação de um sistema que vai trazer mais segurança aos internados e reduzir custos.

continua após publicidade


Com a implantação da unidade, os medicamentos serão distribuídos em doses unitárias para cada paciente e o manuseio do remédio será realizado exclusivamente por farmacêuticos, de modo a reduzir a possibilidade de erro de dosagem ou fórmula.


A prescrição vai ser feita de forma eletrônica pelo médico aos farmacêuticos, que farão a diluição e dosagem. Os enfermeiros deixam de cumprir esta função, vão apenas atender e medicar pacientes.
“Já o farmacêutico vai só fazer isto. Não vai dividir sua atenção cuidando do paciente, no manuseio do medicamento, atendendo pessoas, como os enfermeiros. Isto minimiza as possibilidades de erro. O sistema vai trazer segurança da dose e horário certo do medicamento correto”, diz o diretor Executivo do Hospital da Providência, Neilton Rodrigues de Sousa.

continua após publicidade


Foram contratados mais dois farmacêuticos e 10 auxiliares de farmácia para implantar a mudança. São profissionais atuando 24 horas. “Só neste ambiente o quadro agora é de 35 funcionários, num espaço de 439m². Com tudo isso ganhamos na diminuição do desperdício de remédios e qualidade de atendimento”, ressalta o diretor

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira (29) no Jornal Tribuna do Norte - Diário do Paraná