Região

Colégio público de Faxinal prioriza ser humano

Da Redação ·
Colégio de Faxinal prioriza ser humano
fonte: Arquivo
Colégio de Faxinal prioriza ser humano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na semana retrasada os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avalia alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Uma das surpresas foi o Colégio São Domingos, de Faxinal, que ficou em primeiro lugar no âmbito do Núcleo Regional da Educação (NRE), de Apucarana, e de todo o Vale do Ivaí, com 637,35 pontos, bem acima da média nacional que foi de 511,21 pontos. O estabelecimento de ensino, que é particular e filantrópico, já havia ficado em segundo lugar na região no Enem do ano passado.

continua após publicidade


A nota obtida pelo Colégio São Domingos pode ter surpreendido muita gente, mas não às Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sene, que administram esta escola que foi fundada em Faxinal há 48 anos. Para elas, o resultado veio apenas consagrar um trabalho que é desenvolvido pela direção e professores, em conjunto com os próprios pais, visando preparar os alunos para todos os desafios da sociedade. “Nós procuramos conscientizar os alunos de que o Enem é apenas um desafio para o qual eles precisam estar preparados, assim como para o vestibular e o mercado de trabalho”, diz a diretora Irmã Angélica Araújo, destacando também a alta qualidade do corpo docente.

continua após publicidade


O segredo do sucesso do colégio, no entanto, é bastante simples: trabalhar a formação do estudante no aspecto físico, moral e ético, desde o maternal até quando ele sai da escola  e vai buscar outros cursos de nível superior ou técnico. “Nós seguimos os princípios estabelecidos pela fundadora da nossa congregação, Tereza de Saldanha, de que educar é mais que passar conhecimentos, é formar a mente e o coração”, explica a diretora Irmã Angélica. Por isso, o estabelecimento de ensino prioriza a educação infantil, o fundamental e o ensino médio, com ênfase para a educação infantil, sempre valorizando o ser humano.

continua após publicidade