Região

Orquídeas encantam no município de Jardim Alegre

Da Redação ·
Professora Célia Maria França: cultivo de orquídeas como terapia
fonte: Delair Garcia - da Tribuna do Norte - Diário do Paraná.
Professora Célia Maria França: cultivo de orquídeas como terapia

Apaixonados por flores estão unidos num grande projeto que visa transformar o município de Jardim Alegre num polo regional de produção de orquídeas e a cidade numa vitrine aberta deste tipo de flores. A proposta está partindo da Associação dos Orquidicultores e Floricultores de Jardim Alegre, com apoio da Associação Comercial e Industrial e Prefeitura do Município, além da Câmara de Vereadores e outros segmentos organizados.

continua após publicidade

A Associação dos Orquidicultores e Floricultores conta hoje com 30 integrantes e pelo menos oito deles se dedicam exclusivamente ao cultivo de orquídeas. O interesse por esta planta, no entanto, está aumentando cada vez mais.

continua após publicidade

“Por enquanto, os admiradores de orquídeas estão fazendo o plantio apenas pela beleza da flor e por hobby, não com o intuito de comercialização, mas a atividade está crescendo tanto que já estamos pensando na sua viabilidade comercial e turística”, afirma o presidente da associação, Carlos Alberto Azevedo.

continua após publicidade

O grupo de floricultores de Jardim Alegre nasceu a partir de um programa chamado Tele Sala Agronegócio -Juntos Somos Fortes, desenvolvido na cidade em dezembro de 2010 e janeiro deste ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) do Paraná. Neste treinamento, que reuniu pessoas com afinidades para flores e artesanato, os participantes receberam orientações sobre trabalho coletivo e possibilidade de renda de determinado negócio.

De lá para cá, o grupo passou a visitar cidades onde a produção de orquídeas como negócio e turismo, entre elas, Maripá, Campo Largo e São José dos Pinhais, além do Jardim Botânico, em Curitiba. Dessas viagens, com apoio da Prefeitura, participaram cerca de 80 pessoas.

continua após publicidade

O que tem atraído gente para o cultivo de orquídeas, em Jardim Alegre, é a exposição realizada todo ano pela Chácara Orquilanda, de São José dos Pinhais. Na semana passada, na sua sexta edição, a feira organizada no salão paroquial em parceria com a Pastoral da Criança recebeu mais de 5 mil plantas de 60 espécies. As variedades variaram de R$ 5 a R$ 600. Parte da venda foi revertida à Pastoral da Criança.