Região

Censo 2010 começa amanhã no Brasil

Da Redação ·
Os recenseadores irão utilizar um computador de mão para coletar as informações
fonte: Bem Paraná
Os recenseadores irão utilizar um computador de mão para coletar as informações

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia amanhã (1º) o Censo 2010. A partir deste domingo, dia 1° de agosto, os recenseadores irão visitar todos os domicílios para coletar os dados dos moradores. Eles estarão vestidos com colete e boné com a logomarca do IBGE, além do crachá de identificação com foto. Caso o munícipe queira confirmar se a pessoa realmente é um funcionário do IBGE basta acessar a página do Censo 2010: www.ibge.gov.br/censo2010/recenseadores.php, em que poderão confirmar o número de matrícula e o nome do recenseador.

continua após publicidade


Os recenseadores irão utilizar um computador de mão para coletar as informações e realizarão entrevistas diretas com perguntas listadas sob a forma de questionário. Assim como nos anos anteriores, serão utilizados dois questionários no Censo 2010: o da amostra, que será aplicado em 10% da população, e o questionário básico para o restante.
 

continua após publicidade

As  informações obtidas no censo têm caráter sigiloso, garantidas pela Lei n° 5534, de 14 de novembro de 1968. Todas as respostas fornecidas aos recenseadores serão utilizadas exclusivamente para fins estatísticos.

APUCARANA - Com a presença do prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), e do vice, Waldemar Garcia (PSDB), a agência de Apucarana do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do gerente Berenildo Chagas, realizou recentemente, no salão nobre da prefeitura, o primeiro encontro municipal visando o 12º Censo Demográfico do Brasil, que inicia manhã (1)

continua após publicidade

 "O objetivo inicial foi apresentação das linhas de trabalho e a constituição da Comissão Municipal de Geografia e Estatística", frisa o prefeito. Ele destaca que o Censo 2010 se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas. "Base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década", frisa.

continua após publicidade

Dentre os principais pontos, a pesquisa nacional vai revelar o perfil da população e as características de seus domicílios, dizendo como somos, quantos somos e como vivemos no país.

continua após publicidade

Segundo o IBGE, a fase preparatória da operação censitária teve início em 2007 e seus trabalhos foram intensificados a partir de 2008. A coleta está fixada para começar em 1º de agosto de 2010 e o início da divulgação dos resultados em dezembro do mesmo ano.

Comissões - As Comissões Municipais e Estaduais de Geografia e Estatística são instaladas para funcionarem como canal de comunicação entre o Instituto e os representantes da sociedade em cada município, dando apoio e monitoramento à operação censitária. Formadas por membros do IBGE, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município e de organizações civis, seu principal objetivo será a de colaborar para que o recenseamento local se efetive com êxito, criando facilidades para sua realização, seja através da mobilização da população ou de apoio na instalação dos postos de coleta, entre outras iniciativas.

As Comissões têm um papel fundamental para dar transparência aos trabalhos e facilitar a operação censitária em diversas etapas desde a preparação até a coleta. A expectativa do IBGE "é de que seus membros se sintam atuando no interesse direto das suas comunidades e facilitem a caminhada da instituição para realização do Censo 2010, de modo rápido e eficiente e, acima de tudo, com resultados fidedignos". Nos próximos meses, o IBGE abrirá concurso para recrutamento dos recenseadores que atuarão na coleta dos dados.

Serviço: Mais informações no site www.ibge.gov.br ou em Apucarana na Rua Osvaldo Cruz, 510 - 13º andar - sala 1304, telefone 3423-0920.