Região

Servidores municipais recebem orientação sobre nova gripe

Da Redação ·
Com a informação de que o ex-prefeito e atual diretor de Relações com Investidores da Sanepar, Valter Pegorer, estava sendo monitorado desde sexta-feira (17/07) pela Vigilância em Saúde de Apucarana por ser considerado um caso suspeito da Gripe A H1N1, e de que tanto o prefeito João Carlos de Oliveira, quanto o vice Waldemar Garcia e alguns assessores estavam em isolamento domiciliar preventivo por terem tido contato próximo com Pegorer, a semana foi de muitas dúvidas nos bastidores da Prefeitura de Apucarana. O cenário de interrogações, principalmente daqueles que eventualmente cumprimentaram o ex-prefeito, motivou a convocação de uma palestra orientativa por parte da Secretaria da Administração.
continua após publicidade
Verificamos a preocupação de nossos funcionários e de imediato, em contato com a nossa Saúde, viabilizamos um horário para esclarecimento coletivo no sentido de levar a informação mais correta sobre o assunto, salientou o secretário da pasta, Giulianno Rizo Cordeiro dos Santos.

Reunidos no salão nobre, tecnicamente as informações foram repassadas em um telão pela enfermeira Gelcy Marchini, membro da Comissão Permanente de Enfrentamento da Influenza A (H1N1) e coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Autarquia Municipal de Saúde (MAS). Ela tranqüilizou os servidores e destacou que Apucarana é o único município paranaense que possui um Plano Municipal de Enfrentamento contra a Influenza A (H1N1) e de que até o presente momento Apucarana tem apenas um caso da doença confirmado, isso no mês de junho.

continua após publicidade

Desde que o risco deste vírus chegar ao Brasil foi anunciado iniciamos os trabalhos de capacitação de nossos profissionais de saúde. Hoje todas as unidades básicas estão aptas a atender casos suspeitos, disse.Durante sua expositiva, Gelcy abordou as principais formas de contágio, sintomas e medidas que devem ser adotadas pelo possível paciente. Também deu recomendações para melhor segurança no ambiente de trabalho, como estar sempre com a repartição bem ventilada. Na noite desta sexta-feira, o mesmo conteúdo orientativo vai ser repassado aos profissionais da educação, em um encontro no Cine Teatro Fênix. Informamos à população que um link com as perguntas e respostas mais comuns à nova gripe está disponível no site da prefeitura, informa Giulianno Rizo Cordeiro dos Santos, secretário da Administração. O endereço do sítio eletrônico é: www.apucarana.pr.gov.br.