Região

Oficina em Apucarana capacita no gerenciamento de museus

Da Redação ·

Com a presença de interessados até de outros estados, Apucarana sedia desde quarta-feira (22/07) uma oficina de capacitação museológica. O curso é ministrado no Centro de Tecnologia da Praça Rui Barbosa por Ana Cristina Andebert Ramos de Oliveira, bacharel em Museologia pela UNIRIO, mestre em História Social da Cultura pela PUC/RJ e professora atuante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Parte das atividades, que terminam nesta sexta-feira (24/07), foi acompanhada pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB). "Sem dúvidas esse encontro é algo muito importante, pois apresenta conhecimentos, em especial para Apucarana que em breve terá o Quarteirão da Cultura, espaço que abrigará o nosso tão esperado museu", disse.

Com o título "Plano Museológico", a capacitação apresenta em seu conteúdo caminhos para implantação, gestão e organização de museus e foi viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura por intermédio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM), em parceria com o Ministério da Cultura através do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Fundação Cultural de Apucarana. "Além de um intercâmbio de experiências, este curso oferece muitas novidades no que tange atualização técnica", complementa professora Cirlene Moscatto, diretora-presidente da Fundação Cultural de Apucarana (FUNCAP), que participou do curso.

A museóloga e palestrante, Ana Cristina, destacou que este projeto tem percorrido o Paraná. "Reunindo profissionais que atuam nos espaços de memória no Estado, e demais interessados na área", conta.

Em detalhes, o conteúdo programático trouxe: Conceitos e definições sobre museu; museologia; breve histórico dos museus; tipologia de museus; Política Nacional de Museus: histórico e principais ações; sistema brasileiro de museus, cadastro nacional de museus, observatório de museus e centros culturais; Legislação Nacional: Leis de proteção do patrimônio; Código de Ética Profissional do ICOM; Código de Ética profissional do Museólogo - COFEM; Lei 7.827 - Regulamentação da profissão de Museólogo. Estatuto dos Museus: Lei 11.904 de 14 de janeiro de 2009; Criação de museus: Documentos relativos à constituição jurídica da instituição; Estatuto ou Regimento Interno; e Plano Museológico: Histórico e conceito de plano museológico; objetivos e estruturação do plano museológico; elaboração do plano museológico e suas fases.

Serviço: Maiores informações sobre o assunto no Paraná no site http://www.cosem.cultura.pr.gov.br.

continua após publicidade
Foto:Profeta
Assessoria de comunicação da Prefeitura de Apucarana