Região

Arapongas: transporte escolar passa por vistoria obrigatória

Da Redação ·

Nesta segunda-feira, 13, iniciou o período de vistoria obrigatória para os veículos que farão o transporte de estudantes neste segundo semestre de 2009. Os condutores terão até o dia 22 deste mês para comparecer à Sestran - Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, localizada na Rua Flamingos (ao lado da prefeitura), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h00 às 17h00.

continua após publicidade

Conforme o major Arnaldo Sebastião, a ação tem por objetivo oferecer mais qualidade e segurança para os usuários deste tipo de serviço e também fazer valer o Código de Trânsito Brasileiro, que prevê este tipo de vistoria periódica.A vistoria é prevista na Lei 9.503 do CTB e deverá atingir todos os veículos de empresas de transporte particular, prestadores de serviço da prefeitura e também a própria frota da Secretaria Municipal de Educação, informou o major.

continua após publicidade
ÍTENS AVALIADOS Os itens avaliados dizem respeito principalmente ao cumprimento de obrigatoriedades como conforto, segurança, higiene e aparência dos veículos. Conforme o major Arnaldo, são analisados quesitos como documentação, freios, luz alta, luz baixa, faroletes, luz de freios, sinaleiras (pisca-pisca), espelhos retrovisores, limpadores de pára-brisas, buzina, cinto de segurança correspondente ao número de passageiros, extintor de incêndio, cano de descarga (observação do ruído). Também são avaliados pneus, pneu estepe, chave de roda, macaco e triângulo, freio de mão, vidros de janelas, portas (abertura e fechamento), pára-choque, lanternas de posição traseira de cor vermelha, luzes de posição dianteira (faroletes) de cor branca ou amarela. SELO DE SEGURANÇA Os transportes que passarem na inspeção sem problemas receberão um selo de vistoria de 2009 e os carros que não estiverem de acordo com as normas terão um prazo para realizarem as adequações necessárias e passar novamente pela vistoria.O major Arnaldo acrescenta que, os pais fiquem atentos a este selo de vistoria e verifiquem se o transporte está apto a levar seus filhos na escola e se realmente o veículo que está transportando o aluno é confiável principalmente do ponto de vista da segurança. Melhores informações podem ser obtidas junto à Diretoria Municipal de Trânsito, através do telefone 3902-1340.