Região

Educadores aprendem técnicas de primeiros socorros

Da Redação ·
Os 280 profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) de Apucarana participaram na noite de quinta-feira (09), no Cine Teatro Fênix, de uma capacitação em primeiros socorros. As técnicas foram transmitidas pelo socorrista dos bombeiros, Tenente Simão, e pelo médico pediatra Doutor Busnardo, que também deram dicas importantes de como evitar ou diminuir o risco de acidentes no ambiente escolar.
continua após publicidade
A atividade, organizada pela Autarquia Municipal de Saúde em parceria com o Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Desenvolvimento Humano, faz parte do plano de formação continuada dos profissionais do ensino integral. A integridade física de nossos alunos é algo que nos preocupa muito, sobretudo em um sistema integral, onde elas passam grande parte do dia sob os cuidados da escola. Acidente, infelizmente, não se pode prever, mas podemos nos preparar para criar um ambiente seguro que evite que ele aconteça e, em uma hipótese não desejável, que nossos profissionais possam enfrentá-lo da maneira mais correta, observou o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), que participou da abertura dos trabalhos. Atualmente o município mantém 20 CMEIS, que atendem cerca de 2,2 mil crianças de quatro meses a cinco anos de idade. Sobretudo após a implantação do ensino integral, em 2001, Apucarana fortaleceu sua rede através do desenvolvimento de parcerias entre secretarias e autarquias municipais. A integralidade do ensino pede esta aproximação. Desta forma, órgãos da saúde, meio ambiente, turismo, entre outros, estão sempre juntos, desenvolvendo ainda com a contribuição de parceiros e amigos da escola, um sistema de educação de qualidade e certificado pelo Ministério da Educação como referência para o restante do país, concluiu o prefeito. No evento de capacitação dos profissionais dos CMEI's, especificamente, João Carlos parabenizou os trabalhos da Autarquia Municipal de Saúde e do desprendimento dos palestrantes.
continua após publicidade
A diretora adjunta da Autarquia Municipal de Saúde e coordenadora da Escola da Gestante, enfermeira Maria Neusa Sousa de Oliveira, revela que o encontro trouxe resultados positivos. Presenciamos uma integração dos participantes com os palestrantes. Este é um trabalho importante que envolve a saúde e o bem estar das crianças, além dos cuidados que devem ser tomados no ambiente de trabalho, destaca. Maria Neusa adianta que esta capacitação, iniciada na noite de ontem, terá continuidade. Já conversamos com o Dr. Busnardo e um novo momento será marcado para darmos continuidade a este assunto. Novas capacitações serão realizadas pela Autarquia de Saúde envolvendo as demais secretarias municipais. Para este mês já agendamos um encontro entre a Vigilância Sanitária e feirantes. Também estarão envolvidos a Secretaria Desenvolvimento Econômico e Emater, completa.