Região

Aberta em Curitiba a última fase dos 56º Jogos Colegiais do Paraná

Da Redação ·

Começou oficialmente, na noite deste sábado (04), em Curitiba, a última fase dos 56º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop's). Até o dia 14, mais de oito mil alunos do ensino regular e com necessidades educacionais especiais vão participar das 3.200 disputas programadas, em 13 modalidades esportivas diferentes. A maior competição do País, no gênero, envolve estudantes de colégios públicos e privados dos 32 núcleos regionais de Educação do Estado.

O governador Roberto Requião foi representado no evento pelo secretário chefe de Gabinete, Carlos Augusto Moreira Junior, que destacou os investimentos em esporte e educação nos últimos seis anos. "Enquanto outros Estados destinam 25% de orçamento para estas áreas, ou seja, o mínimo permitido, o Paraná investe 30%. Os Jogos Colegiais estavam suspensos e só voltaram a partir de 2003, resultado da postura do governador Requião em defesa da educação", ressaltou .

De acordo com o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, nesta edição serão realizados 260 jogos por dia - individuais e em equipe. "Não existe no Brasil um evento como este. Desde 2003, o governador Roberto Requião promove o resgate do esporte, com políticas públicas que colocam o Estado em destaque no cenário nacional", disse.

Segundo Rocha, 400 mil pessoas, entre estudantes, professores, dirigentes e equipes de apoio, participam de todas as etapas da competição. "Os Jogos começaram com a fase interna nos mais de três mil colégios do Estado, seguiu com a fase municipal nos 399 municípios paranaenses e com a fase regional. Depois aconteceram as disputas macrorregionais e agora as finais", explica.

Durante a cerimônia que marcou a abertura das atividades, a secretária de Educação, Yvelise Freitas de Souza Arco Verde, lembrou da importância da prática de esportes para a construção da personalidade dos alunos. "O Governo do Paraná entende que o esporte desenvolve a parte física e intelectual, contribui para a socialização, garante noções de cidadania, ética, respeito e companheirismo. Exemplo disso, os excelentes resultados apresentados pelo programa Viva a Escola, que desenvolve uma série de ações neste sentido no contraturno escolar", disse.

EXEMPLOS: A Tocha Olímpica, símbolo da luz do esporte, foi conduzida pelo atleta Alexandre Sprenger Graczyk, estudante do 2º ano do ensino médio no colégio Dom Bosco, de Curitiba. Campeão dos Jogos Brasileiros em 2007 e 2008, o paranaense foi campeão no torneio de natação Multinations Youth Swim Meet, no Chipre e conquistou cinco medalhas de ouro no Troféu Antonio Sampaio Carepa, com quatro recordes brasileiros na categoria juvenil.

O juramento foi feito pela aluna do Colégio Estadual do Paraná, Débora Vanessa Serpas, campeã paranaense dos Jogos Colegiais 2008. A estudante é recordista de atletismo no revezamento 4x75 metros Mirim de Curitiba, campeã juvenil de Curitiba nas categorias Infanto-juvenil dos 100 metros rasos, dos 400 metros rasos e dos revezamentos 4x100 e 4x400 metros.

PROGRAMAÇÃO: Os primeiro jogos da fase final serão no basquete, handebol, vôlei e vôlei de praia. As demais modalidades (atletismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez) começam a partir de terça-feira (7), a exceção ainda do goalball, programado para este domingo (5) e segunda-feira (6), para alunos com necessidades educacionais especiais. Futebol e futsal serão as últimas a competir.

LOCAIS : As competições de atletismo serão disputadas disputado na pista do Colégio Estadual do Paraná, onde também serão realizadas as competições de xadrez. Os outros locais de disputas são: goalball, na Associação Copel; vôlei de praia, no Ginásio Tarumã; natação, na Universidade Positivo; ginástica rítmica, na Paraná Esporte; judô, na Universidade Tuiuti; e tênis de mesa, no Clube Nickey.

continua após publicidade