Região

Michael Jackson teve uma trajetória tão brilhante quanto controversa

Da Redação ·

Michael Jackson teve uma trajetória tão brilhante quanto controversa. Se alguns aspectos de sua história são mais do que polêmicos, outros o colocam em um patamar próximo da genialidade.

continua após publicidade

Em agosto do ano ano passado, o rei do pop completou 50 anos. Dois mil e oito coincidiu ainda com outro aniversário importante: o de 25 anos do sucesso de "Thriller", o álbum mais vendido da história. Apesar de lançado no final de 1982, o disco dominou todo o ano seguinte com o seu êxito avassalador. Com ele, Michael Jackson vendeu cerca de 100 milhões de cópias no mundo todo, além de ter faturado oito prêmios Grammy e inúmeros discos de platina.

continua após publicidade

A obra é uma das principais responsáveis por imortalizar pérolas pop como "Billy Jean" e "Beat it". Ao todo, sete canções chegaram ao topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos.

"Thriller" deu origem ainda a um dos clipes mais cultuados desta era. Dirigido por John Landis, o vídeo da faixa-título mostra o astro pop se transformando em zumbi, mas sem perder o rebolado. Merece destaque a risada sinistra de Vincent Price, que assombrou muitos adolescentes no início dos anos 80. 

continua após publicidade

Foi também nessa época que o astro pop participou de uma apresentação histórica em homenagem aos 25 anos da lendária gravadora Motown - casa dos Jackson 5 -, quando fez pela primeira vez o passo que ficou conhecido como "moonwalk".

O auge do sucesso ultrapassou os limites de seu comportamento excêntrico. Aos poucos, o cantor foi eliminando traços que se assemelhavam aos de seu pai, clareando a pele e passando por inúmeras cirurgias plásticas para modificar o formato do nariz.

continua após publicidade

Mas foi nos anos 90, com dois casamentos falidos e disputas judiciais, que a vida de Michael Jackson entrou realmente em declínio. Isso mais a saúde debilitada levaram o cantor a isolar-se em uma de suas propriedades mais conhecidas, o famoso Rancho de Neverland, na Califórnia. Ali Jacko cercou-se de crianças com as quais brincava em um parque de diverões particular nos moldes dos contos de fadas. Em 1993 Michael Jackson foi acusado de abusar sexualmente de um menino de 13 anos, e a polícia invadiu seu rancho Neverland, na Califórnia.

No mesmo ano, Jackson anunciou que se tornara dependente de analgésicos e cancelou repentinamente uma turnê mundial que faria para promover seu álbum Dangerous.

continua após publicidade

Em 1994 ele fechou um acordo extrajudicial de valor mais tarde anunciado como tendo sido US$ 23 milhões com a família do garoto que foi acusado de abusar. 

Em 2005 ele foi levado a julgamento. O processo durou quatro meses e terminou em junho de 2005 com sua absolvição de todas as acusações. Desde o fim do julgamento, Jackson passou um período no Barein, na Irlanda e na França. 

Sabe-se que ele esteve trabalhando em estúdio recentemente, mas nunca a data de lançamento de um possível álbum de inéditas foi