Região

Arapongas já vacinou 87,2% das crianças contra Poliomielite

Da Redação ·
De acordo com o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas, até esta terça-feira (23), 6.043 crianças foram vacinadas na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. O valor corresponde a 87,2% da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Com o slogan Não dá pra vacilar -Tem que vacinar, o município tem como objetivo vacinar 7 mil crianças de 0 a 5 anos.
continua após publicidade
As crianças que ainda não foram imunizadas podem ser levadas à qualquer posto de saúde até o final desta semana, das 8h as 17h. Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação. As vacinas em atraso serão feitas na hora. Segundo a enfermeira responsável pelo Setor de Imunização, Graziella Stefanuto, no último sábado, 20 de junho, data da mobilização nacional contra a poliomielite, 5.623 crianças foram vacinadas. Os serviços foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com o apoio dos alunos de Enfermagem da Unopar. Pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças à qualquer posto de saúde o mais rápido possível, pois assim estarão contribuindo para que não haja novos casos de poliomielite. A doença está erradicada há 20 anos, alerta.
continua após publicidade
Doença A poliomielite é uma doença infecciosa transmitida por meio das vias respiratórias (tossir, falar ou espirrar), como também pelas fezes contaminadas depositadas no meio ambiente. Os principais fatores que também favorecem a transmissão são más condições habitacionais, higiene pessoal precária e grande densidade populacional. A doença ataca principalmente os membros inferiores e faz com que a criança perca a força muscular, a sensibilidade e os reflexos no membro atingido.