Região

PF de Guaíra apreende caminhão com 12 toneladas de maconha

Da Redação ·

Um veículo de carga carregado com12,27 toneladas de maconha foi apreendido, na noite de domingo (14), por agentes da Delegacia de Polícia Federal (PF) de Guaíra, na divisa do Paraná com o Paraguai e o Mato Grosso do Sul.

continua após publicidade

O entorpecente estava camuflado em meio a uma carga de madeira. Conforme a PF, trata-se da maior apreensão da droga realizada neste ano no Brasil.

O motorista do caminhão foi preso em flagrante e, se condenado pelo crime de tráfico de drogas,, pode pegar pena de cinco a 15 anos de reclusão em regime fechado.

continua após publicidade

O flagrante ocorreu em uma fiscalização no Posto da Receita Estadual de Guaíra, após o veículo de carga, uma carreta Scania 112HS, passou pela Ponte Ayrton Senna, que liga a cidade de Salto del Guairá (Paraguai) ao Brasil.

De acordo com a PF, o motorista, de 50 anos, morador de Altônia, região Noroeste do Paraná, aparentou nervosismo e teria entrado em contradição durante abordagem de rotina.

Os policiais então checaram a identidade do condutor e descobriram que ele já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas. Na verificação da carga, foi constatada a presença de maconha em meio ao carregamento de madeira. De acordo com informações do motorista prestadas à polícia, a droga seria entregue em São Paulo, onde abasteceria os traficantes da região.O maior carregamento de maconha apreendido neste ano até então havia sido encontrado há um mês em um posto de gasolina na cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul. A apreensão de 7,8 toneladas do entorpecente no dia 14 de maio também foi feita pela Delegacia de PF de Guaíra.

continua após publicidade

Segundo a assessoria de comunicação social da delegacia, o recorde de apreensão no país ocorreu há cinco anos, quando 19 toneladas de maconha foram apreendidas pela PF do Mato Grosso do Sul em um único carregamento. A assessoria não soube informar se a apreensão do domingo foi a maior desde então.