Região

Apucarana realiza atividades no Dia de Prevenção da Mortalidade Materna

Da Redação ·

 A 16ª Regional de Saúde e o Comitê Regional de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde/Escola da Gestante promovem nesta quinta-feira (28/05), das 08 às 12 horas, no salão nobre do Colégio Estadual Nilo Cairo, evento alusivo ao Dia Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna.As atividades estão sendo realizadas em todo o Estado.

continua após publicidade

O objetivo é promover ações que busquem a melhora na qualidade da assistência já prestada. Em Apucarana o encontro tem início às 09 horas com apresentação dos dados epidemiológicos dos óbitos maternos e infantis com a Drª. Suely Ferreira; às 09h30, Pré Natal - Fatores e riscos e condutas com o Dr. Celso Sérgio Maistro e para encerrar as atividades, às 10h45, a enfermeira Maria Aparecida das Neves, coordenadora técnica da Escola da Gestante, da Autarquia Municipal de Saúde, fala sobre o Programa Parto Humanizado, desenvolvido há nove anos na cidade em parceria com a Concessionária Rodonorte.

O que é - O Dia 28 de maio foi instituído em 1984, na Holanda, durante o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, como o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, data de denúncias, proposições, cobranças e sensibilização. Em 1988 foi iniciada a Campanha Mundial de Combate a Morbimortalidade Materna, coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e do Caribe, para denunciar as altas taxas de Morbidade e Mortalidade Materna, especialmente nos países menos desenvolvidos.

continua após publicidade

No Paraná, o Dia Estadual de Prevenção da Mortalidade foi instituído oficialmente em 1993 e as atividades em comemoração a este dia passaram a ser desenvolvidas pelos Comitês em 1994, sempre com um tema central a ser abordado. O Ministério da Saúde oficializou o dia Nacional de Prevenção da Mortalidade Materna em 1995.