MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Paraná é o terceiro em número de trabalhadores rurais do País

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2007), 87.469 paranaenses estão empregados formalmente nas atividades relacionadas a agropecuária. O Paraná está entre os três Estados do Brasil com o maior contingente de profissionais do campo:

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.05.2009, 07:46:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2007), 87.469 paranaenses estão empregados formalmente nas atividades relacionadas a agropecuária. O Paraná está entre os três Estados do Brasil com o maior contingente de profissionais do campo: o número de contratados no Estado só é menor que o de São Paulo (338.893) e Minas Gerais (218.314), ambos mais populosos que o Paraná. Em todo o país são mais de 1,2 milhões de trabalhadores no setor.

A agropecuária foi responsável por 852 dos 22.865 empregos formais gerados no Estado, neste primeiro quadrimestre do ano. Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, a tendência no setor é de crescimento nos próximos meses. "A agricultura tem aspectos sazonais que influenciam diretamente na geração de trabalho e renda. O período de seca, que tem atingido as cidades da Região Oeste, já está no fim e a natureza vai ajudar a manter o trabalhador no campo", disse.

Garcia lembra que o Governo do Paraná têm desenvolvido programas e ações que melhoram a produtividade e, consequentemente, aumentam o número de postos de trabalho. "Temos o Leite das Crianças, que fez subir o número de produtores de leite. Antes de 2003, eram 4 mil e hoje são 16 mil produtores. Contamos, ainda, com o Trator Solidário e com o Programa de Irrigação Noturna. Os beneficios são imensos e revertidos em empregos com carteira assinada", ressaltou ele.

NÚMEROS: O secretário citou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo os dados, desde o início do Governo de Roberto Requião foram gerados 19.906 empregos rurais no Paraná. "Apesar da crise de 2005, o Estado apresentou crescimento considerável, se manteve como destaque na produção de grãos e expandiu os rebanhos de bovinos e suinos", analisou Garcia.

Entre 1999 e 2002, os últimos quatro anos do governo anterior, houve retração no setor e 9.667 trabalhadores rurais foram demitidos. Já em 2003, mais de 6 mil pessoas foram contratadas para atuar na agropecuária e o saldo de empregos no primeiro mandato do Governador Roberto Requião foi de 13.296.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná é o terceiro em número de trabalhadores rurais do País"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!