Região

Arapongas realiza campanha contra hepatites B e C

Da Redação ·
A Secretaria de Saúde de Arapongas promove durante esta semana a campanha contra as hepatites B e C. Neste período, o Centro Municipal de Testagem e Aconselhamento (CTA) intensificará a realização do exame que identifica a doença no organismo. As doses da vacina contra a hepatite estão disponíveis em qualquer posto fixo de vacinação.
continua após publicidade
 Segundo a enfermeira responsável pelo CTA, Andressa Silva, Arapongas possui a máquina que possibilita a identificação da hepatite, portanto, os exames também serão realizados após o término da campanha no dia 22 de maio. "Pedimos que as pessoas procurem o mais rápido possível o CTA para fazer o exame. A nossa meta é identificar os casos em estado precoce. Geralmente os sintomas da hepatite aparecem quando a doença já está em caso avançado", informou. Conforme Andressa, a hepatite B pode ser adquirida principalmente através de relações sexuais, mas também é transmitida pelo compartilhamento de agulhas e seringas e por materiais esterilizados incorretamente, como por exemplo, os usados por manicures, tatuadores, dentistas e profissionais da saúde. Já a principal característica de contagio pelo tipo C é o compartilhamento de agulhas e seringas, além das mesmas formas apresentadas pela hepatite C, exceto através de relações sexuais, onde o índice de contaminação é baixo.
continua após publicidade
Andressa Silva explica ainda que o exame pode ser feito das 8h00 as 10h00 no CTA, localizado no prédio da Vigilância Sanitária. O endereço é rua das Pombas, 1294, ao lado da Escola Municipal Antonica Giroldo Franciosi. A única exigência é que os interessados façam o exame em jejum de 8 horas. "A campanha é destinada à todas as idades, mas o foco principal são profissionais da saúde que manuseiam materiais que podem estar infectados, manicures e pedicures e profissionais do sexo".