MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Paraná gera 7.937 empregos formais em abril e acelera ritmo da economia

O Paraná gerou 7.937 empregos formais em abril, o quarto saldo positivo mensal seguido, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (18), pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com este número, o Estado fechou o quadrimestre com 22.865 novas contra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.05.2009, 20:00:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Paraná gerou 7.937 empregos formais em abril, o quarto saldo positivo mensal seguido, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (18), pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com este número, o Estado fechou o quadrimestre com 22.865 novas contratações e se mantém entre os Estados mais geram empregos no Brasil.

Os dados, baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), também apontam que a economia paranaense gerou em abril mais vagas que os demais Estados da Região Sul juntos. Em Santa Catarina, foram abertos 836 postos de trabalho e no Rio Grande do Sul 2.935 vagas.

Já durante os quatro primeiros meses de 2009, o Paraná respondeu por quase metade dos 46.703 empregos formais gerados no Sul do país.

No País, foram geradas 106.205 vagas de trabalho em abril e, no acumulado do ano, o saldo ficou em 48.454 empregos. O número de empregos formais gerados no Paraná, durante 2009, só é menor que o de São Paulo (67.482) e de Goiás (33.307).

Minas Gerais, com quase o dobro da população do Paraná, teve saldo negativo (-2.668). O Rio de Janeiro, com população 60% maior que a do Paraná, gerou 1.792 empregos, e a Bahia, com população 50% maior, gerou 7.919 postos de trabalho, compara o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.

SETORES: No Paraná, os primeiros quatro meses do ano foram marcados pela alta do emprego principalmente na área de Serviços. No quadrimestre, foram abertas 15.347 vagas no setor, sendo 4.563 só em abril.

A Indústria admitiu 2.600 trabalhadores no último mês e fechou o acumulado do ano com 3.298 contratações. No Brasil, o setor registrou o primeiro resultado positivo desde dezembro de 2008: saldo de 183 empregos.

Na Construção Civil, foram fechados 104 postos de trabalho em abril, o que não prejudicou o resultado paranaense do quadrimestre, que atingiu um saldo positivo de 2.010 pessoas contratadas.

A contratação de mão-de-obra para a colheita do milho safrinha e para a cadeia sucroalcooleira fez o setor da Agropecuária no Paraná aumentar em 356 o número de vagas de trabalho disponíveis em abril. No açulado dos quatro primeiros meses do ano foram 852 trabalhadores rurais admitidos.

INTERIOR: Os municípios do interior foram responsáveis por 85% dos empregos gerados no Paraná, entre janeiro e abril de 2009. O Interior respondeu por 19.291 de todas as vagas abertas no Estado, enquanto a Região Metropolitana de Curitiba criou 3.574 postos de trabalho. A capital, sozinha, abriu 1.895 oportunidades.

O secretário Nelson Garcia destacou a importância das políticas públicas adotadas pelo governo Roberto Requião na geração de empregos. Redução de impostos e qualificação de mão-de-obra estão diversificando a economia e promovendo o crescimento em todas as regiões do Estado, avaliou.

Segundo o secretário, medidas adotadas pelo Governo do Paraná foram fundamentais no combate aos efeitos da crise mundial e se tornaram exemplo no Brasil. A crise atingiu todo o Brasil, mas aqui no Paraná o Governo criou ferramentas capazes de dar respostas rápidas e eficientes à turbulência\\\, destacou Garcia.

O governador colocou-se ao lado da classe trabalhadora, designou um comitê em defesa do emprego, reuniu-se com estudiosos de todo o mundo para analisar a crise, criou e mantém o maior piso regional do Brasil, isentou e reduziu os impostos para micro e pequenas empresas, reduziu o ICMS de 95 mil itens de consumo salário e oferece microcrédito com os menores juros de mercados, relaciona ainda o secretário.

RECORDE: Com o resultado de abril, o número de trabalhadores com carteira assinada no Paraná subiu para 2.082.949 trabalhadores. Destes, 599.917 conseguiram emprego a partir de 2003, início do governo de Roberto Requião. Para se ter idéia do que isso significa, o Paraná gerou 15 vezes mais empregos formais nos seis anos e três meses após janeiro de 2003 do que nos oito a

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná gera 7.937 empregos formais em abril e acelera ritmo da economia "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!