MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Arapongas recadastra portadores de deficiência

A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, iniciou um amplo trabalho de cadastramento de pessoas portadoras de necessidades especiais, para tentar identificar o número exato desta população no município e p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.05.2009, 10:15:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, iniciou um amplo trabalho de cadastramento de pessoas portadoras de necessidades especiais, para tentar identificar o número exato desta população no município e posteriormente projetar estudos no sentido de levantar suas reais necessidades, no que compete a vagas de estacionamento de trânsito e pontos de acessibilidade, como rampas e outros equipamentos urbanos necessários para sua qualidade de vida, com respeito e dignidade.

continua após publicidade

O cadastramento teve início há cerca de uma semana e pode ser feito diretamente na sede da Secretaria de Segurança, em horário normal de funcionamento, das 8:30 às 11:00 e das 13:00 às 17 horas. O formulário de cadastro também está disponível para download no site da prefeitura (www.arapongas.pr.gov.br).

continua após publicidade

Segundo dados da Associação local de pessoas portadoras de necessidades especiais, existem aproximadamente 700 pessoas cadastradas na entidade, um número que segundo eles já está defasado. As reclamações mais comuns entre deficientes condutores de veículos é que faltam vagas exclusivas de estacionamento e as poucas que existem, não são respeitadas.

continua após publicidade

Eles ressaltam que normalmente não conseguem estacionar nos poucos locais reservados, pelo fato das vagas geralmente já estarem sendo ocupadas indevidamente, ou utilizadas como estacionamento privativo. Já em relação às rampas de acesso, eles acrescentam que o sistema tem melhorado muito nos últimos anos, com a prefeitura instalando esse tipo de equipamento em toda a extensão da Avenida Arapongas e locais de maior concentração de público.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro, estacionar carro em desacordo com a sinalização prevê infração leve sujeita à multa de R$ 85 ou remoção do veículo, assim como veículos de pessoas portadoras de deficiência devem portar identificação por adesivo ou cartões, como já é feito em alguns municípios brasileiros que saíram na frente na regulamentação deste tipo de Legislação específica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas recadastra portadores de deficiência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!