Região

Entidades de Apucarana recebem feijão do "Compra Direta"

Da Redação ·

Toneladas de feijão foram repassadas nesta quinta-feira (14/05) às entidades sociais beneficiadas pelo programa "Compra Direta", em Apucarana. A entrega aconteceu na Central de Abastecimento da Alimentação Escolar da Secretaria de Desenvolvimento Humano, e contou com a presença do prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB). "Este é um programa de resultados, justamente porque envolve parcerias. Todos sabemos que as demandas são grandes, e neste sentido as entidades ajudam muito, cada uma atendendo com zelo e dedicação a sua clientela.

continua após publicidade

Certamente esses produtos, que começam a chegar, serão muito bem aproveitados, promovendo a saúde dos que deles usufruírem", destacou João Carlos.

O feijão repassado teve como origem a Cooperativa Central da Agricultura Familiar Integrada do Paraná. Credenciada junto ao Programa Fome Zero, do Governo Federal, trata-se de uma iniciativa paralela ao "Compra Direta" também desenvolvido em Apucarana e que conta com 98 agricultores familiares locais cadastrados para o fornecimento de 35 produtos rurais diferentes ao longo do ano. "Tanto o Compra Direta da cooperativa, quanto este dos pequenos produtores locais, oferecem produtos de qualidade indiscutível e juntas representam aproximadamente R$500 mil", enfatiza a nutricionista municipal Vera Lúcia São José Bórmio, diretora Municipal do Departamento de Alimentação Escolar.

continua após publicidade

 De acordo com ela, dentro do Compra Direta da Cooperativa Central da Agricultura Familiar Integrada do Paraná, ainda vão chegar produtos como arroz, açúcar mascavo, mel, geléia, entre outros.Além dos representantes das entidades sociais, acompanharam a entrega o vice-prefeito e secretário de Governo, Waldemar Garcia, o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Ivo Gilberto Martins, e funcionários da educação.

"Este é um programa que vai indo muito bem, por isso já trabalhamos no projeto para ampliar os recursos para o ano que vem", destaca Martins.O "Compra Direta" é uma iniciativa governamental possibilita que os pequenos produtores comercializem seus produtos rurais diretamente com o governo que, por sua vez, repassa-os gratuitamente à entidades sociais, escolas e creches públicas, ou direciona o excedente para o abastecimento dos estoques estratégicos. Este ano, em Apucarana, além de 12 escolas municipais e 4 centros educacionais infantil, os produtos rurais fornecidos atendem também a 11 entidades sociais.

As informações são da Assessoria de imprensa da Prefeitura de Apucarana