Região

Assinado em Apucarana compromisso pelo fim do analfabetismo

Da Redação ·

Com a presença do vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, foi realizado nesta tarde no Clube 28 de Janeiro, em Apucarana mais uma etapa do programa estadual, Caravanas da Alfabetização, um projeto que é desenvolvido desde 2004 pela da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Só no ano passado, 85 mil pessoas de todo o Paraná foram atendidas pelo programa, mas a meta é tornar o Paraná território livre do analfabetismo até 2010.

continua após publicidade

No evento que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas teve como ponto alto a assinatura da Carta Compromisso pela Superação do Analfabetismo. O documento teve a adesão de mais de 70 instituições dos 16 municípios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Apucarana (NRE). Estas entidades vão ter que desenvolver atividades que colaborem com a alfabetização de jovens e adultos. Em Apucarana cerca de 7% da população acima de 15 anos, o equivalente a oito mil pessoas é analfabeta, de acordo com o NRE.

"Essa é a maior demonstração do compromisso que o governo do Estado, em conjunto com o Federal e municipal têm de acabar com o analfabetismo. Esse é um programa de valorização da sociedades e do resgate da cidadania", disse Pessuti, convocando toda sociedade a se mobilizar levar o maior número de pessoas as salas de alfabetização jovens, adultos e idosos.