MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Deputado do acidente que matou 2 dirigia sem carteira desde julho/2008

Único sobrevivente do acidente que matou dois jovens na madrugada de quinta-feira passada, o deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB) foi multado 30 vezes nos últimos seis anos e acumula 130 pontos na carteira de motorista. Do total, 23 foram p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2009, 08:48:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Único sobrevivente do acidente que matou dois jovens na madrugada de quinta-feira passada, o deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB) foi multado 30 vezes nos últimos seis anos e acumula 130 pontos na carteira de motorista. Do total, 23 foram por excesso de velocidade - seis delas a menos de dois quilômetros do local da batida. Como o parlamentar não recorreu de sete infrações, ele teve a habilitação cassada e não poderia dirigir desde julho do ano passado.

continua após publicidade

De acordo com o que determina o Código de Trânsito Brasileiro, três multas foram consideradas gravíssimas, já que o deputado excedeu em mais de 50% a velocidade permitida - apenas uma infração desse tipo implica automaticamente a suspensão da carteira de motorista. No dia 28 de setembro do ano passado, Carli Filho foi multado quatro vezes por excesso de velocidade em pouco mais de duas horas. Em agosto de 2007, ele já havia recebido duas multas pelo mesmo motivo em menos de 40 minutos e, em novembro de 2008, também ultrapassou o limite máximo permitido duas vezes no mesmo dia.

Pelo procedimento padrão do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), todo motorista que tem a carteira suspensa recebe uma notificação por correio e deve entregar a habilitação para cumprir a suspensão imposta pela entidade. Como a assessoria do Detran não informou o andamento dos processos envolvendo o deputado, existe a possibilidade de ele ter entregado a carteira e continuado dirigindo sem documento, ou de nem sequer ter cumprido a determinação do órgão. Segundo o Detran, se o motorista não devolver a habilitação, a única chance de a irregularidade ser descoberta é por meio de blitze e fiscalizações.

continua após publicidade

Recorreu

Carli Filho recorreu de 12 das 30 multas que recebeu desde 2003. O deputado ainda pode recorrer de 11 punições. Como não houve recurso às outras sete multas, o parlamentar teve a carteira suspensa pela primeira vez no dia 18 julho do ano passado. Conforme a legislação de trânsito, condutores multados têm três chances de recorrer da punição, num prazo de 30 dias contados a partir de quando são notificados. O último recurso - que pode ser feito no Conselho Estadual de Trânsito - só é julgado se a multa for paga antes do julgamento.

Além das infrações por excesso de velocidade, o deputado do PSB foi multado seis vezes por estacionar em locais proibidos e um vez por dirigir falando ao celular.

continua após publicidade

Por meio da assessoria, o também deputado estadual Plauto Miró (DEM), tio de Carli Filho, declarou que a família não irá se pronunciar sobre o assunto e vai aguardar o andamento do inquérito que investiga o caso, em virtude de supostas distorções que têm sido levantadas em relação ao acidente.

As informações são da Gazeta do Povo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Deputado do acidente que matou 2 dirigia sem carteira desde julho/2008"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!