Região

Arapongas intensifica campanha de recolhimento de pneus velhos

Da Redação ·

A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA), vem intensificando a campanha de recolhimento de pneus inservíveis, que nos últimos 11 meses recolheu cerca de 459 toneladas deste material, através de um trabalho em conjunto com uma empresa especializada do setor.

continua após publicidade

Conforme o diretor da SEASPMA, Luiz Gonzaga, a coleta é executada em média quatro vezes por mês através de parceria com a Associação de Recicladores da Indústria Pneumática, com sede em São Paulo. O alvo são principalmente borracharias, laminadoras e revendas de pneus, previamente cadastradas pela prefeitura. A campanha também disponibiliza um ponto de entrega fixa durante os períodos de recolhimento.

continua após publicidade
Isso representa um grande ganho para o município, pois a iniciativa tornou realidade mais um instrumento importante voltado à preservação da qualidade de vida da população, ao mesmo tempo que contribui para diminuir o risco de pneus velhos serem lançados em rios, ou transformados em ambientes propícios à formação de focos do mosquito transmissor da dengue , destacou o diretor. Gonzaga acrescenta que a SEASPMA vem sempre orientando principalmente as borracharias para realizarem a coleta através desta campanha, que vem obtendo bons resultados em Arapongas, alertando que durante os períodos entre um recolhimento e outro, os pneus devem permanecer sempre em locais cobertos e secos, evitando o acumulo de água das chuvas. Tal ação tem como objetivo a prevenção da dengue e para isso o poder público necessita do apoio da população mantendo a cidade limpa e saudável, concluiu Gonzaga.