Região

Internautas dizem que tremor na Argentina foi sentido em Apucarana

Da Redação ·

ATUALIZADO ÀS 15h12 - Um tremor de terra foi sentido por moradores de Cascavel e Maringá e até em Apucarana, no interior do Paraná, por volta das 11h desta sexta-feira (2). De acordo com informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o abalo sísmico foi de 6,4 graus de magnitude na escala Richter e o epicentro foi à 600 km de profundidade na província de Santiago del Estero, no Norte da Argentina. O registro oficial é das 10h50. Relatos de que o tremor teria sido sentido em Apucarana começaram a surgir na seção "Comentários", do TNonline, após postagem no site de matéria do G1 sobre o abalo sísmico com reflexos em Cascavel e Maringá.

continua após publicidade

O chefe do Observatório, Lucas Barros, explicou ao G1 que o abalo sísmico de grande profundidade tem baixa intensidade na superfície. Contudo, gera ondas que viajam a longas distâncias. “Isso causa pequenas vibrações principalmente em locais mais altos, como prédios. As extremidades, os andares superiores de edifícios altos, podem oscilar com maior amplitude”, explicou. Segundo Barros, há relatos de moradores de Goiânia (GO) que também sentiram o tremor.

continua após publicidade

"O tremor é sentido no Paraná porque o terreno é de bacia sedimentar e nesses locais os prédios balançam", contou o professor de sismologia.