Região

Apucarana inicia vacinação contra a gripe

Da Redação ·

Com a presença do prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), do secretário Municipal de Saúde, Dr. Ribamar Leonildo Maroneze, do vice-prefeito e secretário Municipal de Governo, Antônio Waldemar Garcia e da coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Gelcy Marchini, teve início hoje (sexta-feira 24/04), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Miyoji Kogure, em Apucarana, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Este ano a Campanha realizada pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações e em parceria com os governos estaduais e municipais, tem como lema "Deixe a gripe na saudade. Vacine-se". Em Apucarana a meta é vacinar 95% da população das 14.461 pessoas na faixa etária estabelecida. "Estamos iniciando a campanha de 2009. A vacina é gratuita e traz muitos benefícios ao cidadão, por isso conclamamos a população para que procure as UBS e tomem a vacina. É uma dose que pode evitar muitas complicações como pneumonia, entre outros problemas.

continua após publicidade

Estamos com equipes bem estruturadas para que a vacina atinja 100% da população dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde", destaca o prefeito João Carlos. "Queremos qualidade de vida e saúde para toda nossa comunidade. Vacinar é um ator de amor", completa. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Dr. Ribamar, Apucarana vem se destacando nas campanhas de vacinação. "Iniciamos mais uma campanha de rotina do Ministério da Saúde. Uma campanha que traz benefícios, prevenindo a gripe forte que pode levar às pessoas a sérias complicações. Apucarana tem alcançado a meta nas campanha desenvolvidas. Em 2008 vacinamos 92,25% da população com idade acima de 60 anos, ou seja, em torno de 10 mil pessoas e esse ano vamos vacinar em torno de 14 mil pessoas. Isso mostra que temos um bom indicador da saúde e da longevidade em nossa cidade.

Com a vacina muitos benefícios virão", afirma o Dr. Ribamar.Postos de VacinaçãoAmanhã (sábado), no Dia D, a vacina poderá ser tomada, das 08 às 17 horas, no prédio da Autarquia Municipal de Saúde e nas UBS do Aclimação (Miyoji Kogure), Jardim Ponta Grossa (Maria do Café), Trabalhista (Ana Maria Pepatto), Jardim Colonial (Antônio Saccheli), Distrito de Vila Reis (Pedro Barreto), Núcleo João Paulo (Raul Castilho), Vila Nova (Leopoldo Hartwig Júnior), Dom Romeu (Takaiti Myiadi), Parigot de Souza (Marcos Sanches Mascaro) e Centro Social Urbano. "A vacinação é um compromisso da Autarquia Municipal de Saúde para promover a saúde da nossa população. Estamos contribuindo para a prevenção dos agravos na saúde que uma forte gripe pode trazer.

continua após publicidade

É importante a vacinação. Nossas equipes trabalham na prevenção. Estamos inovando e levando, pela primeira vez em Apucarana, equipes da Vigilância Epidemiológica e Estratégia Saúde da Família, aos Grupos do Conviver através do Clube da Sabedoria e ao Clube dos 40 para que façam a vacinação nas pessoas. Vamos trabalhar para alcançar a nossa meta", diz Gelcy Marchini. A vacinação nos grupos Conviver será realizada ao longo da campanha e no Clube dos 40 será na noite de amanhã (sábado) e no domingo, das 21 às 23 horas. A partir de segunda-feira (27/04) a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que já realizam vacinas e na Central de Vacinas Vitório Longo (próximo ao Ginásio de Esportes José Antônio Basso - Lagoão).

 Contra-indicações - Gelcy revela que a vacina nunca poderá provocar gripe porque na sua composição tem apenas pedaços de vírus mortos. "A vacina é muito segura, e os efeitos colaterais quando aparecem, são leves e sem gravidade. Pode surgir febre baixa, mal estar, dor no corpo e algumas manifestações como dor e vermelhidão no local da aplicação. Estes sintomas tendem a desaparecer em 24 a 48 horas", destaca.A vacina esta contra-indicada para pessoas alérgicas às proteínas do ovo de galinha e seus derivados ou a qualquer componente da vacina, ou pessoas que apresentaram reações graves a doses anteriores. A vacinaçã