Região

Apucarana vai ganhar novas delegacias

Da Redação ·

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, anunciou novas delegacias em Apucarana, no Norte do Estado, e entregou documentos que criam Conselhos Comunitários de Segurança na região. Almeida Cesar abriu, na noite desta sexta-feira (26), o Encontro Estadual de Consegs, que prosseguiu ontem (27) na cidade.

continua após publicidade

Nos próximos 60 dias será entregue a Delegacia da Mulher. Também está prevista a construção de uma delegacia cidadã, um novo modelo a ser adotado no Paraná para melhorar o atendimento à população. As mudanças abrangem melhoria do espaço físico e a preparação dos profissionais.

continua após publicidade

Presos

O mini-presídio, localizado na região central da cidade, passará a ser administrado pela Secretaria da Justiça, possibilitando, com isso, a liberação dos policiais militares que ali trabalham para ajudar nas ações de segurança nas ruas.

continua após publicidade

Almeida Cesar declarou seu apoio à construção de um centro de detenção regional em Apucarana. "É uma iniciativa que poderá contribuir para a vinda de investimentos diretos e indiretos para a cidade. O índice de fuga desses locais é quase zero, o que não expõe a população ao risco", explicou.

continua após publicidade

Durante a abertura do evento o secretário apresentou as propostas do programa Paraná Seguro, lançado no último dia 16 pelo governador Beto Richa. Ele ressaltou a importância do envolvimento da sociedade no combate à violência e valorizou o papel dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) nesta luta.

Novos

Representantes dos municípios de Bom Jesus do Sul e Foz do Iguaçu, além do Conselho Intermunicipal de Fronteiras, receberam do secretário o certificado que oficializa a criação dos Consegs nesses locais. "Esses conselhos serão observatórios para ajudar a estabelecer metas e a reduzir a criminalidade. Por isso, é importante poder contar com o envolvimento de todos", declarou Almeida Cesar.

O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira, mostrou apoio à participação da sociedade na luta pela segurança. "A comunidade assume seu papel ao se envolver com o trabalho que leva ao compromisso com o outro, pensando no bem coletivo", comentou. Ele agradeceu o secretário por se lembrar das habitantes de Apucarana, com a entrega da Delegacia da Mulher.