Região

Atleta mirim de Apucarana vence prova rústica em Maringá

Da Redação ·

O pequeno Marcello Augusto Marques conquistou o primeiro lugar em sua categoria durante a 35ª Prova Rústica Tiradentes, disputada nesta terça-feira em Maringá. O percurso foi de 2.700 metros. Marcello faz parte da equipe de atletismo da Secretaria de Esportes e Lazer de Apucarana e tem como treinador José Marcelino da Silva (Grilo). Além dele, outros atletas da equipe também participaram da prova. Anderson Sabino dos Santos foi o 13º colocado na categoria infanto e, na categoria juvenil, Luiz Henrique Pereira foi 17º, Wilson Mariano Júnior 20º e Douglas Henrique Machado 24º lugar. "Esses e outros meninos e meninas têm representando bem Apucarana onde quer que disputem competições. Temos muitos valores e que agora, com uma proposta mais intensa de trabalho, vamos certamente revelá-los e prepará-los", frisa o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB).

continua após publicidade

O projeto esportivo colocado em prática pela Secretaria de Esportes e Lazer de Apucarana no início deste ano quer, a médio prazo, fortalecer a base por intermédio de escolinhas, promover continuamente campeonatos nas mais diversas modalidades, e revitalizar as praças esportivas, atraindo praticantes - principalmente jovens - e comunidade espectadora. Os trabalhos atendem a um compromisso de campanha assumido pelo prefeito. "Quem pratica esportes sabe o bem que a atividade física traz para a vida. Nunca é de mais lembrar que o esporte ocupa a mente positivamente, fortalece o corpo contra as doenças e distancia a juventude das coisas ruins como drogas, violência, marginalidade, entre outros caminhos errados e prejudicais à formação humana", frisa o prefeito.

Tendo como quartel general o Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), a Secretaria de Esportes e Lazer tem à frente professor Luciano Augusto Molina Ferreira. "Descentralizamos o esporte, levando projetos para os bairros e distritos. Nesses primeiros meses do mandato já iniciamos escolinhas esportivas de futebol no Pirapó, Vila Reis, João Paulo e Diamantina (campo do Frigosanto), e no ginásio do Lagoão já desenvolvemos ginástica, natação e campeonatos que já somam 1.290 inscritos, entre alunos e desportistas das mais variadas idades", informa Molina.

continua após publicidade

Além de iniciativas próprias, o novo projeto esportivo do município também contempla apoio direto a competições organizadas por outras instituições, como é o caso dos Jogos Colegiais do Paraná, do Governo do Estado, Campeonato Paranaense de Enduro, Torneio de Bocha no Biguaçu, Campeonato Paranaense de Tênis de Campo, que vai ser realizado no Country Club de Apucarana e o Campeonato Sul-brasileiro de Futebol Sete, realizado na Arena 7 Society, antiga Oficina da Bola.

Em nível de estruturação das praças esportivas, já estão sendo executadas reformas do Ginásio de Esportes José Antônio Basso e, em breve, na pista de atletismo do complexo. Também deve ser instalado - até o inverno - o sistema de aquecimento da piscina.

Serviço: Maiores informações sobre estas e outras competições e escolinhas: 3422-5184 ou 3033-4001.