Região

Saúde faz alerta contra bicho barbeiro

Da Redação ·

A Prefeitura de Jandaia do Sul está alertando a população sobre a incidência do bicho barbeiro no município, vetor transmissor da doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. De acordo com o coordenador Municipal de Vigilância Epidemiológica, João Piovessan, um trabalho para combater a formação de colônias do inseto foi intensificado na zona rural. Em apenas dois dias de vistorias, cerca de 30 insetos foram recolhidos.

continua após publicidade


“Agora, estamos pedindo para que se os moradores virem qualquer tipo de inseto, os capturem e os entreguem no posto de saúde Maria Borba”, afirma Piovessan.


Ele assinala que, depois de recebidas, as amostras serão analisadas. “Nós as recolhemos, pesquisamos e, em seguida, vamos até a localidade que nos enviou o inseto. Se forem capturados outros bichos barbeiros, fazemos a borrifação de inseticida na residência”, explica.

continua após publicidade


Segundo o coordenador, embora ainda não haja um levantamento sobre quantas pessoas já foram contaminadas pela doença de Chagas no município, é necessário tomar cuidado com construções de madeira, áreas sem reboco, forro e com entulho.

Leia a matéria completa na edição de quinta-feira (18) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná