Região

Hospital São Francisco fecha as portas em Ortigueira

Da Redação ·
Hospital São Francisco, em Ortigueira: funcionários pararam de trabalhar ontem
fonte: Divulgação
Hospital São Francisco, em Ortigueira: funcionários pararam de trabalhar ontem

Quase quatro meses após anunciar que estava em crise financeira devido à queda no número de Autorizações de Internamento Hospitalar (AIHs), pagas pelo Governo Federal, o Hospital São Francisco, de Ortigueira, fechou ontem as portas no município. A medida foi tomada depois que 22 dos 24 funcionários da empresa entraram com uma ação na Justiça para garantir a rescisão indireta de contrato de trabalho junto à fundação mantenedora da instituição.

continua após publicidade

O administrador do hospital, Adel de Oliveira, relata que a ação foi impetrada em função do contexto vivenciado pelos empregados. “Eles estão com o salário atrasado. Receberam o pagamento de junho no início de agosto e vêm recebendo cheque pré-datado desde janeiro”, diz.

continua após publicidade


Ele salienta que, já sabendo que seriam dispensados caso as negociações para que a Prefeitura assumisse o hospital avançassem, os funcionários decidiram antecipar seu desligamento. “Eles pararam de trabalhar e estão aguardando a liberação de pelo menos o FGTS e o seguro-desemprego”.


Oliveira comenta, entretanto, que as discussões para que o São Francisco fosse desapropriado amigavelmente pela Prefeitura ainda estão lentas. “Por enquanto, não houve progresso”, pontua.

continua após publicidade

Leia a matéria completa na edição de terça-feira( 09) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná