Região

Nível do Rio Ivaí sobe de forma acentuada

Da Redação ·
 Nível do Rio Ivaí sobe de forma acentuada
fonte: Delair Garcia - da Tribuna do Norte - Diário do Paraná.
Nível do Rio Ivaí sobe de forma acentuada

As chuvas que caíram na região nos últimos dias, de maneira excessiva, causaram transbordamento de rios, córregos, represas e deixaram açudes das propriedades rurais cheios. O fenômeno é atípico para um mês de agosto, que historicamente é considerado seco.
Segundo o engenheiro agrônomo Nelson Harger, coordenador estadual do Projeto Grãos do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pr) e estudioso do clima, na realidade as chuvas excessivas ocorridas no final de julho e início de agosto vieram mal distribuídas, atingindo regiões isoladas. No entanto, foram suficientes para deixar cheios grandes mananciais como os rios Paranazão, Ivaí, Piquiri e Iguaçu.

continua após publicidade


No início desta semana, por exemplo, o Rio Ivaí subiu quase cinco metros acima do seu nível normal, invadindo chácaras, sítios e casas localizadas às suas margens na região do Distrito de Porto Ubá, no município de Lidianópolis. O mesmo aconteceu em Cândido de Abreu, onde a cheia do manancial deixou um grande número de famílias desabrigadas na localidade rural de Tereza Cristina. Em Godoy Moreira, o Rio Corumbataí e o Córrego das Antas transbordaram, interditando dois trechos da Rodovia PR-650, isolando os moradores desta cidade.


Conforme o agrônomo, as chuvas são consequência das oscilações de temperatura, “uma vez que estamos vivendo a fase final do La Niña e entrando para as condições de neutralidade climática”.

continua após publicidade


De acordo com o agrônomo, esse comportamento deve continuar até final de agosto e início de setembro. “Mas na metade do mês de agosto teremos de 10 a 15 dias sem chuvas”. Sendo assim, como o inverno está se fazendo prevalecer com temperaturas baixas, as fontes de água voltarão aos seus níveis normais e assim permanecerão neste mês que comumente é marcado por estiagem e registro de queimadas.