Região

Secretário Bianchini visita Fazendinha da Emater na ExpoLondrina

Da Redação ·
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, visitou nesta segunda-feira (6) a Via Rural - Fazendinha do Emater, na ExpoLondrina 2009. Enquanto conhecia cada uma das unidades, o secretário afirmou que a Fazendinha é uma das mais completas vitrines tecnológicas do País. "É difícil um produtor sair daqui sem agregar nenhum conhecimento", disse.
continua após publicidade
Bianchini acredita que o grande atrativo do local é o fato de em cada estande haver um técnico especializado, que fornece aos agricultores desde as mais simples dicas de produção até indicação de centros de referência em tecnologia. "Todo ano há uma novidade e não são só produtores que visitam o espaço. Passam por aqui também excursões de colégios e universidades", relatou. Sobre o foco da Via Rural na inclusão social dos pequenos agricultores, o secretário explicou que a Fazendinha sempre teve essa preocupação. "O próprio nome já é uma conotação para os pequenos e médios agricultores", afirmou. Apesar desse principal objetivo, Bianchini disse que o espaço tem unidades apropriadas para atender todo o público agrícola. "Um dos módulos é voltado para agricultura familiar, que apresenta tecnologias como opção para gerar renda nas propriedades", comentou.
continua após publicidade
O chefe do Núcleo Regional de Londrina da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e um dos coordenadores da Via Rural, Gil Abelin, acompanhou o secretário na visita à Fazendinha. Abelin destacou a importância da participação do Norte do Estado no agronegócio. "A região de Londrina sempre teve representatividade devido a fatores como desenvolvimento da pesquisa, trabalhos em extensão rural e realização de eventos na área", disse. "Por focar a agricultura familiar, a Via Rural vem conseguindo mostrar para a sociedade a relevância desse segmento", acrescentou.