Região

Promotor orienta Guarda Municipal na abordagem a menores

Da Redação ·
Atendendo a pedido do comando da Guarda Municipal de Apucarana (GMA), o promotor da Vara da Família, Infância e Juventude, Gustavo Marcel Fernandes Marinho, esteve reunido com todos os integrantes da corporação para passar orientações de abordagens a suspeitos menores de 18 anos. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (07/04) no Cine Teatro Fênix. Temos atuado decisivamente no sentido de zelar pelo patrimônio público, dando apoio às polícias militar e civil, e nosso patrulhamento exige abordagem a suspeitos, onde muitas vezes nos deparamos com menores de idade. Ficamos muito gratos ao pronto atendimento do promotor, cujas orientações demonstraram que temos atuado dentro da lei em nosso trabalho, frisa Maurício Melo, comandante da GMA.
continua após publicidade
O bate-papo orientativo durou cerca de 90 minutos e possibilitou uma interação dos guardas com o promotor. Muitas dúvidas foram esclarecidas, confirma José Luiz Alves Miguel, responsável técnico pela implantação da GMA em Apucarana. O promotor Gustavo Marinho parabenizou o trabalho desenvolvido pela corporação. Tenho visto que os locais sob a vigilância da Guarda Municipal estão mais bem cuidados e a cidade ganhou em segurança, definiu Marinho.
continua após publicidade
Contingente - Atualmente 36 agentes compõem a Guarda Municipal de Apucarana (GMA). A missão é a de zelar pelos prédios públicos, áreas de preservação do patrimônio natural e cultural do município, fiscalização de parques e praças, área central, além de estarem presentes em eventos desenvolvidos pela administração municipal, e apoio às polícias militar e civil, bem como diligências da fiscalização municipal, vigilância sanitária e Conselho Tutelar. Segundo o comando, em um comparativo desde o início da Guarda Municipal até o presente momento, houve uma redução de 67% do índice de crimes ao patrimônio. Somente nos três primeiros meses de 2009 - até o dia 20 de março, os guardas municipais atuaram em 3.019 procedimentos. Entre ações de maior destaque estão a abordagem e revista de suspeitos, usuários de drogas, suspeição de furtos, vias de fato, embriaguez, orientações no trânsito, combate ao vandalismo, encaminhamento de melhores ao conselho tutelar, auxílio ao PAM, atendimento de primeiros socorros. Em dezembro do ano passado, a Guarda Municipal ganhou uma importante aliada: o sistema de monitoramento da cidade por câmeras de segurança. Com o equipamento, que permite inclusive imagens noturnas e oferece uma aproximação de foco de até 36 vezes, a Guarda vem oferecendo maior segurança ao cidadão, inibindo a ação, e possibilitando imediato reconhecimento de criminosos, antecipando-se muitas vezes à ocorrência, assinala o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB).