MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

União Brasil afasta Bivar da presidência e avaliará expulsão; Rueda assume imediatamente

O União Brasil decidiu nesta quarta-feira, 20, afastar o deputado federal Luciano Bivar (PE) das funções de presidente do partido, após uma série de brigas internas. Ele é acusado de cometer ofensas e ameaças contra correligionários. O advogado Antonio de

Iander Porcella (via Agência Estado)

·
Escrito por Iander Porcella (via Agência Estado)
Publicado em 20.03.2024, 18:45:00 Editado em 20.03.2024, 18:50:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O União Brasil decidiu nesta quarta-feira, 20, afastar o deputado federal Luciano Bivar (PE) das funções de presidente do partido, após uma série de brigas internas. Ele é acusado de cometer ofensas e ameaças contra correligionários. O advogado Antonio de Rueda assume imediatamente o comando da legenda. A possível expulsão de Bivar ainda será analisada pelo conselho de ética da sigla.

continua após publicidade

A decisão cautelar, ou seja, temporária, foi tomada em uma reunião da Executiva Nacional do União, realizada em Brasília. O relatório da destituição de Bivar, apresentado pela senadora Professora Dorinha (União-TO), foi aprovado por 11 dos 17 integrantes da comissão. Cinco integrantes votaram contra a saída do deputado do cargo e um se absteve.

"Agora, a Executiva Nacional submeterá o caso ao Conselho de Ética do partido para apresentar uma decisão definitiva, de mérito, em até dois meses. Luciano Bivar terá novo prazo de cinco dias para apresentar o contraditório", diz nota divulgada pela legenda.

continua após publicidade

"A conclusão do conselho de ética pode ser pela não aplicação de nenhuma pena, o que reverteria a cautelar; pode ser pela confirmação pela cautelar e, portanto, manter o deputado Luciano Bivar afastado de qualquer função do partido; ou, até mesmo, pode ser pela expulsão", disse, em entrevista coletiva de imprensa, o atual secretário-geral do União, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto.

O partido também argumenta, como motivo para a destituição, que Bivar já foi acusado de praticar violência contra mulher e validou cartas de desfiliação de seis deputados do União do Rio de Janeiro sem submeter a decisão ao conjunto do partido.

Rueda foi eleito para presidir a sigla em convenção realizada no dia 29 de fevereiro, mas só assumiria o posto no lugar de Bivar em junho. A eleição do advogado para comandar o partido ocorreu após uma tentativa de "virada de mesa" de Bivar, que tentou cancelar a convenção.

O União Brasil foi criado em 2022 como resultado da fusão entre o DEM e o PSL, mas as duas alas nunca se acertaram. Rueda e seus aliados saíram do pleito falando em unidade e pacificação após o pleito, mas Bivar disse aoBroadcast Político, na ocasião, que a eleição foi "viciada" e estaria "nula de pleno direito". ACM Neto e outros integrantes que vieram do antigo DEM articularam a destituição de Bivar após o conflito interno no partido escalar. Na semana passada, Bivar disse ter sido alvo de ilações após duas casas de Rueda pegarem fogo, em Pernambuco, e ainda afirmou que foi roubado pela esposa do correligionário. Antes da convenção, no fim de fevereiro, Bivar chegou a insinuar que tinha denúncias contra Rueda, mas sem apresentar provas. O deputado também foi acusado de ter ameaçado de morte familiares do advogado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "União Brasil afasta Bivar da presidência e avaliará expulsão; Rueda assume imediatamente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!