MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Um sobrenome e dois cachorros na disputa em SP

O mesmo sobrenome está representado por dois cães diferentes nas eleições para vereador de São Paulo neste ano. Um é um border collie preto e branco, cujo "tutor" é um campeão de votos que já ocupou assento na Câmara Municipal sete vezes. O outro é um vir

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.10.2020, 07:15:00 Editado em 11.10.2020, 07:20:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O mesmo sobrenome está representado por dois cães diferentes nas eleições para vereador de São Paulo neste ano. Um é um border collie preto e branco, cujo "tutor" é um campeão de votos que já ocupou assento na Câmara Municipal sete vezes. O outro é um vira-latas bege de lencinho no pescoço, que tem como "dono" um vereador que tenta a primeira reeleição.

continua após publicidade

Roberto e Xexéu Trípoli (PV e PSDB, respectivamente) são irmãos e ex-aliados que concorrem por partidos diferentes. Roberto, de 66 anos, esteve na Câmara Municipal de 1988 a 2014 e é o primeiro parlamentar do PV na cidade. Foi reeleito seis vezes seguidas depois da primeira eleição, sendo que, no último ano, foi o vereador mais votado do País (132 mil votos). Entre 2005 e 2007, chegou a presidir a Câmara. Deixou a casa em 2014, eleito deputado estadual.

Já Xexéu foi eleito pela primeira vez em 2016 com significativo apoio do irmão: seu material e campanha consistia basicamente do sobrenome da família (acrescido de "Reginaldo", seu nome de batismo) com a foto do border collie do irmão e seu número. Não havia sua foto. Nas redes sociais, os projetos apresentados eram os da família. Conseguiu mais de 88 mil votos, medalha de bronze na cidade, e chegou a admitir, em entrevistas, que pessoas poderiam ter "se confundido" e votado nele pensando que era o irmão.

continua após publicidade

Os Trípoli são um "clã", cujo irmão mais velho, Ricardo, de 68 anos, foi deputado federal. Hoje, ele faz parte da equipe de governo de Bruno Covas (PSDB) e já doou R$ 10 mil à campanha de Xexéu, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Interlocutores no PV dizem que a disputa é consequência de uma ruptura em família. Xexéu não teria gostado de interferências do irmão e do partido em seu gabinete após a eleição. Ricardo teria reprovado a recusa do irmão em atender seus pedidos após a ajuda para elegê-lo. O relacionamento dos dois teria azedado a ponto de o vereador buscar outra legenda, com intermédio de Ricardo.

Roberto nega que haja uma briga com o irmão. "Não vou disputar contra ele. Vou disputar as eleições com todos os candidatos a vereador", disse o candidato ao Estadão. Xexéu foi procurado ao longo da semana, retornou por meio de sua assessoria de imprensa mas, quando soube que a reportagem era sobre a relação com o irmão, deixou de atender o telefone.

continua após publicidade

Roberto afirmou que decidiu voltar à política municipal para dar apoio ao PV e manter a pauta verde presente nas discussões da cidade. "O partido precisava de uma pessoa que pudesse ajudar, por isso decidimos que eu saísse", disse, ao contar que a decisão de ele se candidatar só foi tomada após a confirmação de que Eduardo Jorge não disputaria a eleição para prefeito no partido.

A separação, entretanto, não colocou a dupla em campos políticos opostos. Tanto o border collie de Roberto quanto o vira-latas de Xexéu, nesta campanha, estão na coligação que busca votos para o tucano Bruno Covas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Um sobrenome e dois cachorros na disputa em SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!