MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Tucanos paulistas devem resolver sua crise, afirma Perillo

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, disse aoEstadãoque seu posicionamento é o de que "São Paulo resolva São Paulo", sugerindo que a Executiva nacional não pretende interferir nas decisões de diretórios locais. Com isso, a crise interna do part

Zeca Ferreira (via Agência Estado)

·
Escrito por Zeca Ferreira (via Agência Estado)
Publicado em 27.01.2024, 07:07:00 Editado em 27.01.2024, 07:10:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, disse aoEstadãoque seu posicionamento é o de que "São Paulo resolva São Paulo", sugerindo que a Executiva nacional não pretende interferir nas decisões de diretórios locais. Com isso, a crise interna do partido em São Paulo poderá ter um desfecho em março, após as convenções partidárias.

continua após publicidade

O impasse entre tucanos envolve a posição da sigla na eleição municipal na capital paulista. De um lado, o diretório municipal defende embarcar no projeto de reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB); de outro, líderes nacionais desejam lançar um candidato próprio para disputar a Prefeitura.

A convenção que definirá o comando do diretório estadual está prevista para 25 de fevereiro. Depois disso, serão marcadas as datas das convenções municipais da legenda - incluindo a da capital.

continua após publicidade

Candidatura

Nomes influentes do partido, como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o próprio Perillo, avaliam que o PSDB errou ao não disputar o Palácio do Planalto em 2022. Eles consideram que a desidratação da sigla é parcialmente explicada por essa decisão. Diante disso, o grupo ligado ao governador gaúcho prega que a legenda não pode abrir mão de lançar candidato próprio ao comando da maior cidade do País.

O ex-tucano Andrea Matarazzo é a principal aposta da cúpula partidária para ter um candidato próprio na capital. Matarazzo confirmou àColuna do Estadãoque falou sobre o tema com o presidente do seu atual partido, o PSD, Gilberto Kassab. "Sempre falamos sobre muitos assuntos e este é de grande importância", disse.

continua após publicidade

Perillo afirmou que, antes de uma decisão sobre o posicionamento da sigla na capital paulista, é necessário definir quem serão os novos dirigentes no Estado. Desde o fim do ano passado, tanto o diretório municipal de São Paulo como o estadual são comandados por comissões provisórias. No início do mês, o presidente provisório do PSDB paulistano, Orlando Faria, renunciou ao cargo, e o diretório segue sem chefia até o momento.

Como dirigente partidário, Faria advogava por uma via alternativa para o PSDB na capital: uma aliança com a pré-candidata do PSB, deputada Tabata Amaral. Ao deixar a comissão provisória municipal, Faria será o coordenador político da campanha de Tabata à Prefeitura. Crítico de Nunes, ele estava insatisfeito com as movimentações do partido em São Paulo para apoiar a reeleição do atual prefeito.

Líder do governo Ricardo Nunes na Câmara Municipal, o vereador Fábio Riva (PSDB) se queixou da falta de diálogo entre dirigentes e bancada. Segundo ele, os vereadores tucanos não são procurados pela cúpula partidária. "Sabemos mais sobre o PSDB pela imprensa do que por meio dos dirigentes", disse o parlamentar, emendando que a posição da sigla na corrida pela Prefeitura ainda não foi definida.

As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Tucanos paulistas devem resolver sua crise, afirma Perillo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!