MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Tragédia no RS vira motivo para homenagem a Hang e ironia à Madonna e Felipe Neto na Câmara

A tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul virou palco para discussão e ironias entre parlamentares na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 7. A controvérsia começou com a discussão de proposta de moção de apl

Levy Teles (via Agência Estado)

·
Escrito por Levy Teles (via Agência Estado)
Publicado em 07.05.2024, 22:08:00 Editado em 07.05.2024, 22:13:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul virou palco para discussão e ironias entre parlamentares na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 7. A controvérsia começou com a discussão de proposta de moção de aplausos ao empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan e um dos principais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A inclusão do tema na pauta do colegiado foi alvo de protesto da oposição.

continua após publicidade

Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) afirmou que era uma tentativa de "politização em cima da dor". Ele cobrou que há artistas e celebridades da esquerda e da direita ajudando as vítimas no Rio Grande do Sul e não faria sentido homenagear apenas um empresário.

Quando o nome do influenciador Felipe Neto foi mencionado pelo psolista, demais integrantes do colegiado majoritariamente bolsonarista ironizaram. "E a Madonna?", perguntaram outros deputados.

continua após publicidade

"Essa interrupção (falando de Madonna) é exemplar para demonstrar a baixeza de espírito e a espetacularização diante do sofrimento humano", afirmou o deputado. Homenagear especificamente Luciano Hang é fazer espetáculo para seu próprio campo se beneficiar diante da dor. Não é caso de esquerda ou direita, são pessoas morrendo."

O requerimento foi rejeitado por falta de votos. O placar terminou com 18 votos favoráveis a três contra. Eram necessários 20 apoios, em razão de ser uma matéria que seria incluída na pauta durante a sessão. O autor da iniciativa, deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) menciona ações feitas por Hang para ajudar os vitimados e afirma que ele é "perseguido pela esquerda".

Ele não foi a única pessoa a ser alvo de moção de aplausos pela Comissão de Segurança da Câmara. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também foi elogiado pela "atuação exemplar" em apoio ao Rio Grande do Sul.

continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de outro lado, foi alvo de moção de repúdio pela "demora em mobilizar o Exército Brasileiro para atuar no resgate e apoio no Estado".

"Empresários e civis se uniram para ajudar no regate das vítimas enquanto o Estado não age", escreveu Bilynskyj, também autor do requerimento. Ele passou então, na justificativa a fazer elogios pela ação de Luciano Hang.

A Comissão ainda poderá votar nesta terça-feira um requerimento que pede a instauração de inquérito à Procuradoria-Geral da República (PGR) para apurar "eventuais crimes ocorridos" no show da cantora Madonna em Copacabana, realizado no último sábado, 11.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Tragédia no RS vira motivo para homenagem a Hang e ironia à Madonna e Felipe Neto na Câmara"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!