MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Tarcísio sobre túnel Santos-Guarujá: Governos trabalharão juntos, disputas ficam para eleição

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira, 13, que a parceria firmada com o governo federal para a construção do túnel Santos-Guarujá marca diferença entre o trabalho técnico e o político. "Governo

Luiz Araújo (via Agência Estado)

·
Escrito por Luiz Araújo (via Agência Estado)
Publicado em 13.03.2024, 17:18:00 Editado em 13.03.2024, 17:24:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira, 13, que a parceria firmada com o governo federal para a construção do túnel Santos-Guarujá marca diferença entre o trabalho técnico e o político. "Governos que não têm o mesmo posicionamento ideológico vão trabalhar juntos. Disputas ficarão para as eleições", disse durante evento de abertura da consulta pública de estruturação do leilão para o início das obras, realizado em Brasília.

continua após publicidade

"Estamos falando de história. Essa ligação seca é pensada há 100 anos e o momento chegou. O alinhamento de astros está acontecendo agora", afirmou Tarcísio. Ao elencar desafios, o governador disse que já vê superados os obstáculos técnicos e financeiros.

"A tecnologia já é dominada. Temos túneis em outros países. Existem empresas capazes? Existem, tanto nacionais como estrangeiras. Não há obstáculo intransponível do ponto de vista de engenharia", disse.

continua após publicidade

Incluído no Novo PAC, o túnel será a maior obra do programa, sendo viabilizada por parceria público-privada (PPP). O investimento previsto é de R$ 5,96 bilhões, com aporte de R$ 2,7 bilhões pelo governo federal e igual valor pelo governo paulista. O valor restante será obtido com a participação da iniciativa privada, por meio de PPP.

Com aproximadamente 860 metros de extensão, o empreendimento atenderá carros de passeios, caminhões e motociclistas. Além disso, está prevista a construção de VLT (Veículo Leves sobre Trilhos) passando pelo túnel. A inauguração está prevista para 2028.

A estimativa é de que a ligação do túnel submerso beneficie quase 2 milhões de moradores da Baixada Santista, além de mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam o litoral norte paulista.

O governador afirmou ainda que já realizou reuniões com empresas interessadas no leilão e que a previsão é de competição. "Teremos players", disse. Além do valor complementar para a obra, a empresa vencedora do leilão ficará encarregada de realizar a manutenção da estrutura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Tarcísio sobre túnel Santos-Guarujá: Governos trabalharão juntos, disputas ficam para eleição"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!