MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Tarcísio sanciona lei que reformula agências reguladoras de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou com veto parcial o Projeto de Lei Complementar 35/2024, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nesta segunda-feira, 23. O documento reformula a estrutur

Geovani Bucci, especial para o Broadcast (via Agência Estado)

·
Escrito por Geovani Bucci, especial para o Broadcast (via Agência Estado)
Publicado em 23.09.2024, 19:11:00 Editado em 23.09.2024, 19:14:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou com veto parcial o Projeto de Lei Complementar 35/2024, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nesta segunda-feira, 23. O documento reformula a estrutura e as atribuições das agências reguladores estaduais, responsáveis pela fiscalização dos serviços públicos transferidos para o setor privado.

continua após publicidade

O projeto altera o regime jurídico da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp). Além disso, transforma o atual Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) na Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). A proposta do governo estadual foi aprovada pela Alesp com 60 votos favoráveis no início deste mês.

Segundo o governo, com o objetivo de fornecer mais segurança a potenciais investidores estrangeiros interessados em privatizações e concessões de empresas públicas, o texto sancionado garante mais autonomia administrativa e independência orçamentária às agências. Dessa forma, a gestão de quadros de funcionários necessitará de menos ingerência governamental e terá profissionais mais técnicos, sem interferência política.

continua após publicidade

O evento de sanção ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do secretários André Barnabé, de Parcerias em Investimentos; Natália Resende, da secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; e do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima. Também estava presente o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL-SP).

"Estamos tornando o Estado menos burocrático, vamos aplicar a lei da liberdade econômica e fazer com que São Paulo vá na direção certa", disse o governador. "São as melhores porque terão critérios rígidos para a escolha dos diretores e autonomia orçamentária e financeira. Com essa legislação, a regulação no nosso estado está sendo fortalecida."

Com a mudança, a Artesp passará a assumir a fiscalização, controle e regulação do transporte metroferroviário e do transporte coletivo metropolitano, incluindo ônibus. Dessa forma, a agência incorporará as linhas de Metrô e trens metropolitanos que operam por meio de concessão à iniciativa privada, atualmente sob responsabilidade da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP). A nova legislação também define a Artesp como a agência reguladora para novos projetos de mobilidade, como o do Trem Intercidades que fará a ligação entre a capital paulista e o município de Campinas.

continua após publicidade

Já a Arsesp será responsável pela regulação do gás canalizado, saneamento básico, transmissão e distribuição de energia elétrica, além das parcerias público-privadas futuras e em operação. Isso inclui a regulação de atividades da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), recentemente privatizada.

E por fim, a SP Águas será responsável pela fiscalização, controle e regulação de recursos hídricos no Estado como abastecimento público, geração de energia, entre outros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Tarcísio sanciona lei que reformula agências reguladoras de São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!