MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Tarcísio publica nomeação de chefe do MP apoiado por Sarrubbo

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta segunda-feira, 15, a nomeação de Paulo Sérgio de Oliveira Costa ao cargo de Procurador-Geral de Justiça, para um mandato de dois anos. O nome foi escolhido pelo governador Tarcísio de Freitas ne

Pepita Ortega e Fausto Macedo (via Agência Estado)

·
Escrito por Pepita Ortega e Fausto Macedo (via Agência Estado)
Publicado em 15.04.2024, 14:33:00 Editado em 15.04.2024, 14:38:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta segunda-feira, 15, a nomeação de Paulo Sérgio de Oliveira Costa ao cargo de Procurador-Geral de Justiça, para um mandato de dois anos. O nome foi escolhido pelo governador Tarcísio de Freitas neste domingo, 14. A posse do novo chefe do Ministério Público estadual deve ocorrer ainda nesta semana.

continua após publicidade

Costa foi o terceiro colocado na lista tríplice elaborada pelo MP, após eleição interna, para que Tarcísio pudesse escolher o novo PGJ. Ele tinha o apoio do antigo chefe do MP estadual, Mário Sarrubbo, que hoje é Secretário Nacional de Segurança Pública. Nos bastidores, sua indicação também era defendida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de quem é próximo.

O procurador tem 63 anos, 38 de carreira. É pai de duas advogadas e tem uma neta de oito anos. Nas horas vagas, ele gosta de fazer trilhas, ir ao cinema e ler.

continua após publicidade

Costa foi presidente da antiga Febem - Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor -, hoje Fundação Casa, no governo Alckmin (2003-2004). Também atuou como secretário de Assistência e Desenvolvimento Social (2008) na gestão do então prefeito Gilberto Kassab - atual secretário de Governo e Relações Institucionais, que também apoiou a candidatura do procurador.

Kassab e Paulo Sérgio são muito amigos - a relação se tornou próxima quando ainda eram colegas de estudo.

Durante a campanha para as eleições internas do MP, uma das principais bandeiras a proposta de 'reforçar a autonomia dos promotores'. Ele pretende sugerir ao Órgão Especial do MP paulista a remessa, à Assembleia Legislativa, de um projeto que prevê promotor sair candidato ao comando do MP.

continua após publicidade

AoEstadão, Oliveira ponderou como pretendia investir em 'ferramentas tecnológicas de inteligência artificial, estrutura material e de pessoal, além da modernização e desburocratização de procedimentos internos' no MP.

Ele também quer fortalecer os Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e as Promotorias criminais. "Fazer com que o MP não só atue reagindo às demandas, mas também se antecipe a elas", resumiu seu projeto para o MP.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Tarcísio publica nomeação de chefe do MP apoiado por Sarrubbo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!