MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Tabata e Boulos vão dividir as atenções em evento do governo Lula em SP nesta 4ª

Pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo, o deputado Guilherme Boulos (PSOL) e a deputada Tabata Amaral (PSB) vão dividir o palanque em evento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, 3, na Praça da República, região central.

Zeca Ferreira (via Agência Estado)

·
Escrito por Zeca Ferreira (via Agência Estado)
Publicado em 02.04.2024, 21:37:00 Editado em 02.04.2024, 21:44:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo, o deputado Guilherme Boulos (PSOL) e a deputada Tabata Amaral (PSB) vão dividir o palanque em evento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, 3, na Praça da República, região central. Adversários nas eleições municipais deste ano, os parlamentares vão participar do lançamento do Programa Pé-de-Meia com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

continua após publicidade

A iniciativa do governo federal vai pagar um incentivo financeiro aos alunos do ensino médio com o objetivo de promover a permanência e a conclusão escolar. O projeto de lei que originou o programa foi apresentado por Tabata em 2021. Nas redes sociais, a deputada publica vídeos sobre a "bolsa ensino médio" como parte de sua estratégia eleitoral para se tornar mais conhecida entre o eleitorado da capital.

Pesquisas recentes mostram que a pré-candidata do PSB ainda é pouco conhecida. Segundo a última pesquisa Datafolha, 47% dos paulistanos não conhecem Tabata, e outros 23% conhecem só de ouvir falar. Ela tem 8% de intenções de votos, sendo a terceira colocada no levantamento divulgado no início de março.

continua após publicidade

Com o apoio do presidente Lula, Boulos tem participado de eventos do governo federal na capital paulista para impulsionar sua candidatura. Além do lançamento do Pé-de-Meia, existe a expectativa de que o pré-candidato do PSOL participe de outros eventos na área da educação promovidos pela gestão petista ao longo deste semestre - como o anúncio da construção de institutos federais em bairros periféricos.

Boulos aparece na primeira posição na última pesquisa Datafolha, com 30% das intenções de votos. Logo na sequência, aparece o prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 29%. Tecnicamente, os dois estão empatados. Tabata, por sua vez, está em empate técnico com a pré-candidata do Novo, Marina Helena, que marcou 7%.

O embate eleitoral entre Tabata e Boulos no primeiro turno das eleições municipais marca uma inflexão - ao menos por ora - da aliança que garantiu a vitória de Lula em 2022. Naquele ano, o PT e o PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin, estavam do mesmo lado. Neste ano, é esperado que Lula tenha protagonismo na campanha de Boulos, vindo à capital para ajudar o aliado. Alckmin, por seu lado, vai participar da campanha de Tabata.

Entretanto, nos bastidores, há uma percepção de que a contribuição de Alckmin para a eleição em São Paulo será discreta. No início deste ano, o vice-presidente participou virtualmente do lançamento da pré-campanha de Tabata na zona sul, justificando sua ausência com compromissos em Brasília. No entanto, no final do dia, ele compareceu à capital paulista e participou do evento em comemoração aos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Tabata e Boulos vão dividir as atenções em evento do governo Lula em SP nesta 4ª"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!