MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Surda, Secretária diz ter sido barrada em evento sobre pessoa com deficiência

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, foi barrada no Palácio do Planalto ao chegar na tarde desta quinta-feira, 3, para o evento que justamente celebrava o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O relato foi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.12.2020, 18:56:00 Editado em 03.12.2020, 19:02:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, foi barrada no Palácio do Planalto ao chegar na tarde desta quinta-feira, 3, para o evento que justamente celebrava o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O relato foi feito pela própria secretária ao discursar na solenidade que começou com quase trinta minutos de atraso justamente porque Priscilla não conseguia ingressar na sede do governo.

continua após publicidade

Surda, Priscilla é a primeira pessoa com deficiência a ocupar um cargo de segundo escalão no governo federal. Próxima à primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ela foi nomeada em janeiro de 2019 na secretaria subordinada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. No segundo turno na campanha de 2018, Priscilla atuou como tradutora de libras no programa eleitoral gratuito de Jair Bolsonaro.

"Sabemos que ainda temos muitas barreiras, muitos impedimentos, de vez em quando temos algum problema. Eu infelizmente me atrasei porque tive um probleminha ao entrar aqui", disse Priscilla.

continua após publicidade

De acordo com a secretária, os funcionários que fazem o controle de acesso ao Planalto, mesmo com a apresentação do crachá, não permitiram que ela entrasse. "Ainda que eu dissesse que estava vindo para o nosso evento, no Dia da Pessoa com Deficiência, apresentando o meu crachá, não acreditaram que estava nesse evento", relatou.

Priscilla contou que foi orientada a tentar entrar por outro lugar, mas também foi impedida de acessar o Planalto. "E eu dei a volta e também não foi liberada a minha acessibilidade, a minha entrada, mesmo eu dizendo que eu estava aqui, que era secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (...) Eu precisei dizer que eu ainda sendo uma pessoa surda não sou diferente de ninguém", disse.

O controle de acesso ao Palácio do Planalto é feito pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado pelo general Augusto Heleno. Nos eventos, os servidores do órgão ficam responsáveis por distribuir um broche de acesso a quem tem os nomes na lista de convidados para o evento.

continua após publicidade

"Isso me mostrou que nós ainda precisamos lutar bastante em todos os dias de nossas vidas", pontuou a secretária.

Diante do presidente Jair Bolsonaro e ministros, Priscilla fez um apelo para que as autoridades tenham "mais empatia", mas disse ter orgulho de integrar o atual governo que é o primeiro a se preocupar com pessoas com deficiência. "Estamos aqui hoje que todos nós somos lembrados sim e estamos vivendo um momento de protagonismo"

Além do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o evento também celebrou antecipadamente o Dia do Voluntariado, que ocorre no dia 5 de dezembro. As duas causas são bandeiras da primeira-dama, que preside o programa Pátria Voluntária. Ao discursar no evento, Michelle Bolsonaro não mencionou o relato feito pela secretária. A ministra Damares Alves, do MMFDH, também não comentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Surda, Secretária diz ter sido barrada em evento sobre pessoa com deficiência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!