MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

STF julga fim da pensão Pará viúva de ex-governador do Pará

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, nesta sexta-feira, 07, uma ação contra a lei do Pará que paga pensão à viúva do ex-governador, Fernando Guilhon. Ele governou o Estado de 1971 a 1975, e morreu em 1976. O texto parte de um pedido do ex-procura

Guilherme Naldis (via Agência Estado)

·
Escrito por Guilherme Naldis (via Agência Estado)
Publicado em 07.06.2024, 15:36:00 Editado em 07.06.2024, 15:44:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, nesta sexta-feira, 07, uma ação contra a lei do Pará que paga pensão à viúva do ex-governador, Fernando Guilhon. Ele governou o Estado de 1971 a 1975, e morreu em 1976.

continua após publicidade

O texto parte de um pedido do ex-procurador-geral da República, Augusto Aras, de que o STF declarasse a inconstitucionalidade das medidas estaduais que dão ou cancelam pensões, aposentadorias e benefícios de ex-governadores e governadores. A solicitação de Aras, de 2020, também é direcionada a familiares e dependentes dos chefes do Executivo estadual.

No fim de 2023, o STF entendeu que o pedido era inválido, apesar de reconhecer a inconstitucionalidade das leis que geraram esses benefícios. Ainda assim, a Suprema Corte avaliou que os benefícios concedidos deveriam ser mantidos a fim de evitar inseguranças jurídicas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "STF julga fim da pensão Pará viúva de ex-governador do Pará"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!