MAIS LIDAS
VER TODOS

preço dos combustíveis

STF dá 10 dias para Bolsonaro explicar teto do ICMS sobre combustível

Os Estados apontam que a iniciativa do governo federal é “uma bomba prestes a explodir no colo de estados, DF e municípios”

Da Redação

·
Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF)
Icone Camera Foto por Igo Estrela/Metrópoles
Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF)
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.07.2022, 14:40:04 Editado em 01.07.2022, 14:40:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 10 dias para que Jair Bolsonaro (PL) preste informações sobre a lei que limita aos estados a cobrança da alíquota do ICMS entre 17% e 18% sobre combustíveis, energia e outros serviços. A Câmara dos Deputados e o Senado também necessitam fornecer respostas ao STF, juntamente com o presidente.

continua após publicidade

O Distrito Federal e 11 estados entraram com a Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF. Segundo a ADI, a lei representa uma intervenção inédita da União sobre os entes da Federação, por meio da desoneração.

A Lei nº 194 considera combustíveis, telecomunicações, energia elétrica e transporte coletivo como bens essenciais. A norma prevê que a cobrança do ICMS deve ser entre 17% e 18%.

continua após publicidade

As unidades da Federação apontam que a iniciativa do governo federal visa solucionar os problemas da inflação como um “passe de mágica”, que definiram como, no fim das contas, “uma bomba prestes a explodir no colo de estados, DF e municípios”.

No texto, também apontam que a competência para definir as alíquotas de tributos estaduais e distritais é apenas dos governos respectivos. E a iniciativa da União de desrespeitar esse preceito constitucional seria uma ofensa.

Weber determinou que o processo vá direto a julgamento imediato do mérito no plenário, já que se trata de um assunto de “relevância e especial significado para a ordem social e a segurança jurídica”.

continua após publicidade


Fonte: Informações do Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "STF dá 10 dias para Bolsonaro explicar teto do ICMS sobre combustível"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!